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Se você é realmente ligado em moda, então já deve ter ouvido falar na jovem e talentosa estilista Fernanda Yamamoto. Em 2008 a paulista que já passou pela equipe de Alexandre Herchcovitch e Jum Nakao criou sua própria marca, que até então desfilava no Rio Moda Hype, se mostrando uma das maiores revelações não só do evento, como de toda moda brasileira.
Agora, com a suspensão (pelo menos temporária) do evento, a estilista decidiu dar um tempo nas passarelas e se focar num projeto que tem tudo pra dar certo. Recusou o convite feito em cima da hora para integrar o line-up do Fashion Rio – “prefiro fazer as coisas com calma e bem feitas”, justifica – e se jogou de cabeça em sua primeira loja inaugurada no último sábado (28/11) na Vila Madalena, em São Paulo.
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Muito mais que um simples ponto de venda, a loja funciona como espaço coletivo destinado a abrigar, além de suas próprias coleções, produtos de outras marcas jovens selecionadas de todo o Brasil.
Depois de algumas experiências negativas com a sua grife em lojas multimarcas, a estilista decidiu que era hora de se aventurar por conta própria pelo varejo, aproveitando a ocasião para ajudar estilistas e marcas de outros estados brasileiros que enfrentavam os mesmos desafios.
Para a inauguração, Fernanda convidou as grifes Julia Valle (de Minas Gerais), Tarcisio Almeida e Úrsula Félix (da Bahia), R. Groove (do Rio de Janeiro), Sandra Lima e Sann Marcuccy (de Brasília), Antonio Bizarro (do Rio Grande do Sul) IN.USE e Troyart.
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A curadoria quem faz é ela mesma, “com algumas indicações do Jum [Nakao]”. Os critérios não são muito fixos, mas seguem alguns requisitos básicos como produto de qualidade, bom acabamento, informação de moda, além de uma boa dose de profissionalismo por parte dos convidados. O preço justo é outro denominador comum: “Esse requisito é essencial”, explica a estilista que acredita que o preço estratosférico das grifes brasileiras é um dos principais obstáculos da moda nacional.
Blazeres saem por R$240,00, bermudas por R$140,00, camisetas não ultrapassam R$100,00 e vestidos giram na casa dos R$500,00 – valores justos e com baixa margem de lucro: “projetamos obter o retorno deste investimento em até 2 anos. Não quero ficar conhecida como mais uma loja de preços absurdos”, explica Fernanda.
E mais: Fernanda adiantou para o site SPFW que tem planos de retornar às passarelas em meados de 2010. Rio ou São Paulo? “Adoraria fazer meu desfile em São Paulo, aqui mesmo no espaço da loja”.
Veja fotos na galeria ao lado.
Loja Fernanda Yamamoto + coletivo de novos estilistas
Onde: Rua Aspicuelta, 441 – Vl. Madalena – São Paulo / SP
Contato: (11) 3032 7200 / info@fernandayamamoto.com.br