A estilista Fernanda Yamamoto, integrante do calendário oficial do SPFW, conquistou o 1º lugar na categoria Têxtil do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, entregue na quinta-feira (27.11). Fernanda estava em Madri, onde participou da Bienal Ibero-americana de Design (BID), e antecipou sua volta ao Brasil para receber a homenagem. A Trendt, do estilista Renan Serrano, ficou com o segundo lugar com uma peça chamada “Oceano Vazio”.
A obra premiada pelo Museu da Casa Brasileira foi um vestido da coleção Verão 2015 de Fernanda feito com cem quadrados em quatro tamanhos diferentes que formam uma sobreposição arquitetônica. Para a produção, a estilista aplicou e prensou cada quadradinho com entretela e, em seguida, combinou um a um em tule. Dividido em dois principais momentos, cartaz e produto, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira conta com três comissões julgadoras independentes e contempla o design gráfico, o de produto e a produção teórica em arquitetura e design.
Fernanda fez uma primeira experiência com quadrados em 2013. Nessa primeira versão, o tecido era formado por dois quadrados unidos por entretela e fios de linha que ligavam um quadrado ao outro. “A ideia era que as linhas ficassem o mais imperceptível possível e dessem a impressão de que os quadrados flutuavam”, explica a estilista. Posteriormente, Fernanda buscou uma solução mais viável que possibilitasse a produção desse tecido, mesmo que em pequena escala, e a comercialização do produto final. Para isso, foi desenvolvida uma técnica de uma base em tule transparente com aplicação dos quadrados por meio de uma entretela especial. O resultado trouxe o mesmo efeito dos quadrados flutuantes, viabilizando o produto em termos de custo, produção e durabilidade. Com essa nova versão, o tempo de produção de cada peça foi reduzido em 30% do tempo original, além de ser uma roupa muito mais resistente e de fácil manutenção, pois os fios que uniam os quadrados no teste inicial eram frágeis.
Para a Bienal Ibero-americana de Design – BID, a coleção “O Jardim Retrô Futurista” de Fernanda Yamamoto foi indicada pelos membros do Comitê Assessor da BID no Brasil, Giovanni Vannucci e Ruth Klotzel, e selecionada por um júri internacional. Na mesma categoria da estilista, Desenho de Moda, Têxtil e Complementos, foram escolhidos mais quatro projetos brasileiros: “Velaturas” (Renata Meirelles), “Melissa One by One” (Grendene), “Árvores Tecidas” (Renato Imbroisi) e “O Cantar dos Cantares” (Mary Figueiredo).
Exposição do 28º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira @ São Paulo
Até o dia 25 de janeiro de 2015
De terça a domingo, das 10h às 18h
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705