Hussein Chalayan é o novo estilista de demi-couture da Vionnet ©Reprodução
Hussein Chalayan é o novo estilista de demi-couture da grife francesa Vionnet. A primeira coleção assinada pelo cipriota será desfilada no dia 21 de janeiro, na semana de moda de Paris. A diretora criativa e presidente da grife, Goga Ashkenazi, afirmou que Chalayan representa o que Madeleine Vionnet foi para a sua era. Ela foi considerada uma das maiores estilistas da alta-costura francesa e uma das que mais influenciaram a moda no século passado.
A linha de demi-couture foi lançada em setembro de 2012, na ocasião do centenário da grife. As peças, vendidas para clientes especiais, são únicas e de alto padrão de acabamento, mas com preços mais em conta do que da alta-costura. Por isso, a demi-couture é vista como um projeto muito especial, não necessariamente com objetivos comerciais.
Hussein Chalayan é conhecido por misturar moda e tecnologia e por suas criações avant-garde. Por isso, muitas vezes é considerado uma espécie de cientista maluco. Entre suas criações estão a mesa que se transforma em uma saia de madeira e uma coleção inteira feita de papel. Nascido na ilha de Chipre (ao sul da Turquia), Chalayan se mudou para a Inglaterra aos 12 anos e estudou na Central Saint Martins. Sua coleção de graduação incluiu peças que haviam sido enterradas com limalha de ferro para ver como o material iria se decompor, o que lançou-o na cena internacional de moda. Ele recebeu duas vezes consecutivas o prêmio British Designer of the Year. Em 2008, assinou contrato para atuar como diretor criativo da Puma. Ele foi o primeiro estilista a assinar com uma grande marca de esportes, mas esse provavelmente foi o projeto mais comercial de sua carreira até então.
Peça do desfile de alta-costura do Inverno 2013 da Vionnet ©Imaxtree