FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jean Paul Gaultier vai ganhar mega retrospectiva no Canadá
    Jean Paul Gaultier vai ganhar mega retrospectiva no Canadá
    POR Redação

    Para comemorar seus 35 anos de carreira em 2011, Jean Paul Gaultier ganhou de presente a retrospectiva “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, no Museu de Belas Artes, em Montreal, no Canadá. A exposição abre em 17 de junho de 2011 e vai até 2 de outubro. De lá, viaja para Dallas e São Francisco, nos EUA.

    gaultier-vogue-usGaultier, de listras!, encarnando o Gato Risonho com Natalia Vodianova no papel de “Alice no País das Maravilhas”, em editorial da “Vogue US” ©Annie Leibovitz

    São cerca de 120 itens entre roupas de alta-costura, croquis, fotografias e clipes, divididos em 5 temas: Paris, Fusions, Multi-Gender, Eurotrash/X-rated e Metropolis. Um livro de 424 páginas, que conta com entrevistas de Catherine Deneuve, Pierre Cardin, Dita Von Teese e Martin Margiela _ que é ex-assistente de Gaultier_ será lançado junto com a expo.

    jpg-retrospectiva-1A brasileira Shirley Mallmann foi a primeira modelo do perfume Classique (e); Jessica Stam no desfile de alta-costura de Verão 2007, inspirado na Virgem Maria ©Reprodução

    Para Nathalie Bondil, diretora e curadora do museu, o que a atraiu a Gaultier foi “sua visão ampla da sociedade, um mundo maluco, sensível, engraçado e atrevido no qual todo mundo pode afirmar sua identidade”. Em reportagem antiga da “Interview”, Gaultier ecoa essa síntese: “Nunca liguei muito para qual era o ideal de moda. Há tipos diferentes de beleza e sempre tento mostrar isso.”

    jpg-beth-ditto-ines-fressanBeth Ditto no desfile de Verão 2011 e Inès de la Fressange, aos 51 anos, na passarela de alta-costura de Verão 2009 ©firstVIEW

    JPG nasceu em 1952, num subúrbio de Paris, e aos 13 anos criou sua primeira coleção, para sua mãe e sua avó. Prodígio, aos 17 enviou seus croquis para Pierre Cardin _então nome expoente da moda “spage age”_ que o contratou como estilista assistente. O francês se apresentou oficialmente em 1976, e só entrou no calendário de alta-costura 21 anos depois _mas começou polemizando ao apresentar homens na passarela. “Acredito na igualdade dos sexos”, respondeu na época.

    jpg-junior-1990 Diversidade muito antes do terma entrar em voga: campanha dos anos 1990 ©Reprodução

    Seu gosto pelo excêntrico é provavelmente resquício da inspiração juvenil em grandes nomes do futurismo dos anos 1960. Mas seu estilo, que mistura alfaiataria, vanguardismo e pura extravagância é inimitável.

    jpg-junior-1980Campanha dos anos 1980 da segunda linha Junior Gaultier, hoje JPG by Gaultier ©Reprodução

    Gaultier é um dos criadores de moda mais famosos fora da indústria, não só por seus perfumes, bestsellers que sustentam o império, ou pelas blusas tatuadas, ou pelas onipresentes malhas de listras, mas também por sua presença na cultura pop. O sutiã de cone, popularizado por Madonna em sua fase mais provocativa nos anos 1990, o fantasioso figurino do filme “O Quinto Elemento”, de Luc Besson, e alguns figurinos de Dita von Teese, por exemplo, são de sua autoria.

    jpg-cultura-popMadonna na turnê Blonde Ambition, em 1990, e cena de “O 5º Elemento”, de 1997: JPG criou mais de 900 figurinos para o filme ©Reprodução

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW