O ano passou voando e, quando você se deu conta, já estava acabando sem que você conseguisse se dedicar à leitura? Então, aproveite o recesso ou as férias para se atualizar. Separamos alguns dos títulos mais bacanas lançados em 2013. Tem opções para levar para a beira da praia e outros mais pesados para folhear em casa. Boa leitura!
Para ler na praia
O Essencial – O que você precisa saber para viver com mais estilo
Costanza Pascolato
Editora Sextante
Por que ler: Já valeria só para conhecer um pouco da papisa da moda brasileira, Costanza Pascolato. Mas a publicação atualiza a primeira versão, de 1999, inserindo a moda nos novos códigos criados pela internet, pelo fast fashion, enfim, por esse novo mundo que “gira” mais rápido. Costanza ajuda a leitora a montar um guarda-roupa prático com as peças que chama de essenciais.
R$ 32,40 na Fnac
Um Século de Moda
João Braga
Editora D’livros
Por que ler: João Braga elenca uma série de curiosidades marcantes na moda ao longo do século 20. O autor mostra, ano a ano, os fatos mais importantes de 1901 a 2000 na construção da identidade comportamental, conceitual e estética dos seres humanos.
R$ 30 na Saraiva
A Última Moda – Uma História Ilustrada do Belo e do Bizarro
Barbara Cox, Carolyn Sally Jones David e Caroline Stafford
Editora Publifolha
Por que ler: Mostra as tendências mais belas e bizarras ao longo da história. Impossível não refletir sobre os modismos que a gente adere.
R$ 45,40 na Fnac
Moda Intuitiva
Cris Guerra
Editora Lafonte
Por que ler: Cris Guerra é uma referência nacional em look do dia. Aqui, ela ajuda a leitora a compreender sua personalidade e criar uma identidade de moda, sem se levar tão a sério e sem se prender a regras de moda.
R$ 29,70 na Saraiva
The World According to Karl
Sandrine Gulbenkian e Jean-Christophe Napias
Editora Flammarion
Por que ler: Você vai se divertir lendo frases de Karl Lagerfeld como “odeio conversas intelectuais. Só estou interessado na minha própria opinião”. Quer dizer, não pode levar nada a sério, ou vai acabar é se irritando com o kaiser.
US$ 19,15 na Amazon
Para ler em casa
Tudo Sobre Moda
Marnie Fogg
Editora Sextante
Por que ler: Marnie Fogg reúne mais de 20 séculos de moda num panorama desde sua origem nos quatro cantos do mundo. Com prefácio de Valerie Steele, diretora do Museu do Fashion Institute of Technology, o guia se debruça sobre a relação do homem com a indumentária e o espaço cada vez maior da moda na sociedade.
R$ 38,90 na Fnac
Arquivo Urbano – 100 anos de fotografia e moda no Brasil
Jussara Romão
Luste Editores
Por que ler: Jussara Romão traça a história da moda brasileira a partir de fotos de álbuns de família, para mostrar como a forma de se vestir está relacionada com acontecimentos políticos, econômicos e sociais. O resultado é uma primorosa cronologia em imagens da moda no Brasil.
R$ 85 na Cultura
The Anatomy of Fashion: Why We Dress the Way We Do
Colin McDowell
Editora Phaidon
Por que ler: O pesquisador de moda Colin McDowell explica como nos vestimos hoje em dia, as razões para essa estética e como ela mudou com o passar do tempo.
US$ 67,04 na Amazon
The Fashion Book: New and Expanded Edition Hardcover
Editora Phaidon
Por que ler: Publicado pela primeira vez há 15 anos, a edição atualizada e expandida ajuda a compreender quem é quem na indústria da moda. O livro, que abrange quase 200 anos, funciona como uma enorme enciclopédia com centenas de perfis de designers, fotógrafos e modelos, entre outros.
US$ 45,10 na Amazon
Vogue Model: The Faces of Fashion
Robin Derrick e Robin Muir
Editora Little Brown
Por que ler: As mais bonitas e emblemáticas mulheres do mundo, que estamparam a capa da Vogue, estão neste livro, que conta a história da revista por meio de fotografias.
US$ 21,43 na Amazon
Fashion: Rick Owens
Terry Jones
Editora Taschen
Por que ler: Editada por Terry Jones (da revista “i-D”), a publicação mostra algumas das criações mais importantes do designer americano Rick Owens, que vem desenvolvendo uma estética contemporânea com influência punk e gótica.
R$ 179,90 na Saraiva