A coleção: de imaginação e riquezas
Em um clima gótico que parece uma mistura de Nosferatu com os personagens de Tim Burton, Marc Jacobs fechou a semana de moda de Nova York com muita imaginação aliada a muitos produtos: saias e vestidos midi, jaquetas de couro e em jeans, bons vestidos de noite, saias metalizadas, tudo editado sempre em proporções exageradas e silhuetas volumosas. É uma coleção riquíssima e que merece atenção aos inúmeros detalhes: da riqueza dos bordados (de corvos, folhas e palavras como taboo) às peles e plumas, aos enfeites carregados e as amarrações de lenços e fitas que pontuam os looks, é onde percebemos o tamanho do capricho e do cuidado com que as peças foram feitas. Não é uma coleção leve e nada contra a corrente atual, de roupas instantaneamente desejáveis e prontas para vestir. Mas olhando com atenção, é possível entender como será seu desdobramento comercial.
+ Veja o desfile completo aqui
Nova febre
Olha como uma ideia vira hit. A marca parisiense Vetements é conhecida por suas proporções fora do lugar e por fazer peças oversized, mangas e barras bem longas. De duas temporadas pra cá, ela entrou no radar fashion com força, seu estilista virou diretor criativo da Baleciaga e em Nova York já vimos diversas releituras de mangas ultralongas, bem ao estilo Vetements Proenza Schouler, Michael Kors, The Row…). Marc também brincou com essa proporção e, já no segundo look, vemos um moletom oversized com mangas que ultrapassam o comprimento das mãos.
Star guest: Lady Gaga
Marc e Gaga souberam aproveitar a fama um do outro. Ele fez uma das roupas que ela vestiu para homenagear David Bowie no Grammy e postou inúmeras fotos falando thank you, thank you, thank you para a cantora e seu stylist Brandon Maxwell. Ela era a atração mais esperada da noite e seus looks sempre viram notícia mundo afora. Gaga retribuiu desfilando para o estilista, o que, claro, ganhou as redes sociais. Gaga entrou misturada às modelos, logo após de Kendall Jenner, usando um casaco cinza oversized.
O grande teatro
A apresentação teve grande força dramática, que deu ainda mais energia aos fortes looks da coleção, mostrando que Marc sabe como fazer um bom show. Porque, diferentemente de outros desfiles-espetáculos que ele já fez, aqui não havia cenário. O desfile aconteceu em uma sala grande e vazia no Park Avenue Armory, espaço no coração de Nova York que se coloca como um centro para trabalhos não convencionais de performance e artes visuais. Como trilha, apenas o toque do que parecia um triângulo ou aqueles sinos de vento. Enormes sombras das modelos apareciam na parede, antecipando sua entrada, num clima meio Nosferatu. A apresentação foi produzida pela agência KCD e foi tão climática em todas as suas camadas que nem a fama de Lady Gaga conseguiu desviar da beleza e a loucura gótica do desfile. A imagem de Molly Blair no look final com sua enorme capa quadriculada é uma das mais incríveis da carreira de Jacobs. Em se tratando de Nova York, esse foi obviamente o desfile mais dramático (no bom sentido) da semana e reafirma o estilista como um showman, que mantém acesa a chama do sonho.
Acessórios
As botas são um show à parte e lembram as que Naomi Campbell usou – e caiu – no histórico desfile de Vivienne Westwood em 1993. Plataformas altíssimas em preto, rosa, lilás, prata faziam um contraponto com minibags, de aparência vintage em pele e couro. Umas lindezas, que com certeza estarão pelas ruas logo mais.
Beleza
A beleza é um ponto forte na apresentação e demandou bastante trabalho e cuidado. O cabelo estilo vitoriano com make pesado e escuro. François Nars assina o make e Guido Palau o cabelo.
Seis tipos diferentes, variações de uma beleza punk, sempre em preto. Olhos com desenhos gráficos ou super esfumados. “A estranhesa era o que estávamos buscando. Quando você apaga ou tira a sobrancelha, o rosto fica mais estranho e vira uma tela melhor pra gente trabalhar, já que todo o resto foi apagado”, disse o maquiador.
Guido trabalhou nas ondas dos anos 20 e nas meninas com o cabelo raspado, ele pintou com glitter, imitando o formato do cabelo. Nas unhas, o esmalte Blacquer Enamored Hi-Shine, que tem uma textura plástica.
No casting
Bruna Dapper, da Ford Models, é a brasileira que marcou presença no casting. Ela também apareceu no desfile da Saint Laurent e tem uma temporada promissora pela frente. Entre outros destaques do casting também estão Peyton Knight, a filha da ex-modelo Pat Cleveland, Anna, e Molly Blair, que fechou o desfile.