A catedral de Milão, que fica situada na região central da cidade onde serão concentrados os desfiles do verão 2011 ©Reprodução
Para evitar os problemas que enfrentou na última temporada, a Câmara da Moda Italiana está com um poderoso plano para os desfiles do verão 2011. A semana de moda de Milão que começou nesta quarta-feira (22/09) e vai até o dia 28/09 _ou seja, 7 dias completos_ conta com apoio da prefeitura da cidade, que irá ceder alguns dos edifícios de maior relevância sociocultural para sediar os desfiles.
Nos desfiles de fevereiro _inverno 2010_, a semana de moda de Milão teve seu calendário reduzido a turbulentos 4 dias. Entre motivos envolvendo corte de custo por parte das revistas, jornais e compradores estava a passagem relâmpago da editora da “Vogue” americana, Anna Wintour, que de última hora decidiu ficar somente 4 dias na cidade.
Depois de severas críticas de importantes membros da indústria e de poderosos nomes da moda italiana, a Câmara de Moda decidiu tomar atitude em prol não só da relevância do evento para o cenário da moda global, como também para o da indústria local.
Em um de seus artigos para o jornal “International Herald Tribune”, a crítica de moda Suzy Menkes argumenta que para se apreciar _e entender_ a moda italiana, era preciso estar inserido no contexto sociocultural do país_ algo que dificilmente se faz num fim de semana prolongado.
Ainda de acordo com outra matéria, publicada no “WWD”, as locações irão concentrar boa parte dos desfiles se concentram na região central, próximo a catedral da cidade. E para tornar tudo ainda mais agradável para caravana fashion na cidade, rolos e mais rolos de tapete vermelho serão estendidos unindo as várias áreas de apresentações
+ Camera Nazionale della Moda Italiana: cameramoda.it