Quase um ano e meio depois da saída da diretora criativa Emma Hill, a Mulberry anunciou, nesta quinta-feira (27.11), que Johnny Coca é o novo nome no comando. O estilista, antes responsável pela divisão dos superdesejados (e copiados) acessórios da Céline, passa a assinar, a partir de julho de 2015, todas as coleções da grife, incluindo a de ready-to-wear.
“Estou muito animado em fazer parte da Mulberry como seu novo diretor criativo e liderar o novo caminho do design de uma das melhores marcas britânicas”, disse Coca ao site da “Vogue” UK.
Natural de Sevilha, na Espanha, ele estudou arte, arquitetura e design na Ecole des Beaux-Arts e na Ecole Boulle em Paris. Trabalhou na Bally e na Louis Vuitton, onde se tornou expert em acessórios, o que acabou levando-o ao seu último cargo na Céline. Coca também já orientou alunos da Central Saint Martins e, segundo a marca, “vai garantir que a Mulberry continue sua tradição de encorajar novos talentos ao mesmo tempo em que vai ajudar a construir a próxima geração da Mulberry”.
Com a expertise de Coca em acessórios, a Mulberry espera recuperar seu prestígio como “a” marca de it bags britânica, além de alavancar as vendas, é claro. Desde a saída de Emma, a marca vem sofrendo com resultados financeiros decepcionantes. No entanto, a empresa permanece como a maior fabricante de artigos de couro do Reino Unido, como um volume de negócios de £ 164 milhões (o equivalente a R$ 646 milhões) e 122 lojas ao redor do mundo.