Berço mundial da moda underground, de onde saíram estilistas como John Galliano e Alexander McQueen, a Semana de Moda de Londres começa nesta sexta (18) com muitos jovens e promissores estilistas no lineup (Richard Malone, da Not Just a Label, a marca This is the Uniform), outros já conhecidos e adorados pelos fashionistas, como JW Anderson e Simone Rocha, mudança de endereço, festas e até evento de gala para a inauguração de exposição da Louis Vuitton. A seguir, veja 8 fatos que marcarão a temporada para o verão 2016.
1. Casa nova
A Semana de Moda de Londres mudou de endereço nesta estação. Em sua 62ª edição, os desfiles da temporada para o verão 2016 acontecerão na Brewer Street, no Soho, e ocuparão dois andares do Brewer Street Park Car, um prédio art déco de 1929.
2. Melissa e Rollacoaster
A Galeria Melissa de Londres promove um esquenta nesta quinta (17) à noite, numa festa para celebrar sua parceria com a revista de moda, música e cultura Rollacoaster. A marca inaugura esta semana a exposição 21 Designers by Melissa, um projeto em que estilistas de moda foram convidados a customizar uma Melissa e que fica aberta durante toda a fashion week, até o dia 27 de setembro. Galeria Melissa de Londres: 48 King Street, Londres WC2E 8JY
3. Famosos alternativos
Sábado é o dia dos estilistas alternativos famosos. A maratona começa com JW Anderson, o grande nome atual entre os jovens estilistas, às 16h (horário de Londres) e segue com Simone Rocha, House of Holland e Gareth Pug. No lado oposto, a Versus, segunda marca da Versace, encerra a noite de apresentações e continua as celebrações num after-party. No sábado, ainda, também acontece a festa de comemoração dos dez anos da marca Nicholas Kirkwood
4. Exposição da Louis Vuitton
A Louis Vuitton fará um evento de gala para a abertura de sua exposição Louis Vuitton Series 3 – Past, Presente, Future no domingo (20). A mostra pretende revelar as referências de Nicolás Guesquière para a criação de sua quarta coleção para a Louis Vuitton. A abertura para o público acontece no dia seguinte, com visitação até 18 de outubro na 180 Strand, ao lado do centro cultural Somerset House.
5. London Fashion Weekend
Assim que a semana de Londres acaba começa a London Fashion Weekend, um evento de moda que reunirá desfiles, palestras, workshops de tendência em parceria com o site The Outnet e pop up stores na Saatchi Gallery de 24/9 a 27/9 de setembro, com venda de ingressos que vão de 20 a 40 libras.
6. 1ª loja de de Hussein Chalayan
Recém-nomeado diretor criativo da Vionnet, depois de ter passado um tempo criando a linha de festa demi-couture da marca, Hussein Chalayan faz festa de aniversário de 21 anos de carreira e marca a abertura de sua primeira loja em Londres durante a temporada.
7. Novos nomes
Preste atenção nestes nomes: Richard Malone (da Not Just a Label), Lecoanet Hemant,
This is the Uniform, Natasha Zinko, Marta Jakubowski e John Smedley. O WWD acaba de apontá-los como as marcas promissoras da semana de Londres. É sempre bom ficar de olho, já que Londres é tradicionalmente o berço dos estilistas underground que depois fazem história em grandes maisons. Basta lembrar de Galliano e Alexander McQueen.
8. Vivienne Westwood Red Label
Para a sua red label (ela desfila a marca principal em Paris), a eterna mãe do punk na moda apresentará uma coleção inspirada “nas viagens e experiências da mulher da marca, que a levam da criatividade boêmia dos estúdios de arte à glamorosa desconstrução depois de se ver naufragada numa ilha verdejante”. Texturas conseguidas a partir de bordados de cristais, lonas estampadas e algodão cortado a laser farão parte dos materiais do verão 2016 da estilista, segundo sua equipe de estilo.