Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, com um dos modelos desfilado pela marca no SPFW ©Gustavo Scatena/Agência Fotosite
Alberto Hiar, proprietário e diretor criativo da Cavalera, explicou que a inspiração da coleção Verão 2015 da marca vem da música de Woodstock, da moda dos anos 1970 e da paz de espírito de Bali. “O desfile é a história de um músico que se apaixonou por essa menina glamourosa e quer casar com ela. E esse pedido vai ser feito na passarela, com a música ‘Pedido de Casamento’, de Arnaldo Antunes”, disse.
Alberto contou que esteve em Bali, onde teve a oportunidade de observar o comportamento da população, a maior parte hindu. “Em Bali, tem uma parte mais comercial, que tem vida noturna, e ainda assim não tem violência.” Dos anos 1970, vieram referências importantes para a história da moda, como Valentino e Yves Saint Laurent. “Nos anos 1970, não havia a tecnologia e os recursos de hoje, e eles conseguiam construir belas coleções. É um pouco como Bali, como as pessoas conseguem ser felizes sem a tecnologia e a sofisticação”, disse.
Estampa de bananeira, franjas, botas de cano alto e vestidos curtos traduzem a inspiração em Bali e nos anos 1970 ©Sergio Caddah/Agência Fotosite
A inspiração em Bali se traduz em estampas de folhas de bananeiras e orquídeas, mas também em um jacquard feito especialmente para a marca. Alberto explicou que as diferentes texturas imitam o trabalho de sobreposições de tecidos típico da Indonésia. Os anos 1970 estão representados nas franjas e plumas, além das botas de cano alto com vestidos curtos.
+ Veja a coleção completa da Cavalera na temporada Verão 2014/15