FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O mercado clandestino da venda de convites de desfiles em Paris

    Esquema tem até tabela de preços postada nas redes, onde um convite para marcas famosas pode chegar a custar 35 mil reais.

    celebridades na primeira fila da Chanel, em 2022. foto: reprodução

    O mercado clandestino da venda de convites de desfiles em Paris

    Esquema tem até tabela de preços postada nas redes, onde um convite para marcas famosas pode chegar a custar 35 mil reais.

    POR Julia Lange

    Um dos sonhos que mais faz parte do imaginário de quem ama moda é poder ver de perto um desfile, especialmente das grandes marcas internacionais, praticamente inacessíveis. Os desfiles são o grande momento da moda e se tratam de eventos ultra exclusivos, restritos a convidados da imprensa e da indústria e com raras excessões, a clientes que gastam milhões, os classificados como VIC – Very Important Clients

    Tamanho desejo e restrição acabou criando um esquema clandestino de venda de convites para os desfiles, conforme denúncias reportadas via a rede social X pelo jornalista Louis Pisano, que reside em Paris e cobre os desfiles para diversas publicações.

    Pisano postou um print de um story para Close Friends de um nome que ele não divulgou, mas afirmou ser “o VIC Manager de uma das maiores maisons de luxo francesas.” Na imagem há uma lista de alguns dos principais desfiles da Paris Fashion Week verão 24, como Chanel, Miu Miu e Balenciaga e essa “oferta” de convites para quem se interessar. 

    O influenciador e socialite Bryan Boy foi outro que postou sobre o caso. “Existe uma planilha circulando e eu cheguei a ver preços que vão até 7 mil euros por desfile. A corrupção é real. Eles subornam muitas pessoas – PRs, seguranças, etc.”. Em outro tweet ele afirma que pessoas ricas pagam funcionários internos das marcas e os subornam para conseguir convites para festas e desfiles. Apesar de dizer que não sabe quem realmente está por trás dessas vendas, ele confirma que é algo que já acontece há algumas temporadas, com preços crescentes.

    Podendo chegar ao equivalente a quase R$ 35 mil, geralmente o que está incluído é a entrada para o desfile – nas três primeiras filas -, o acesso ao tapete vermelho e a after party. 

    print da tabela de preços postada por Bryan Boy no X.

    Isso demonstra que mercado de cambistas e venda de acessos chegou definitivamente ao seguimento mais exclusivo e vai demandar das marcas um controle ainda maior da distribuição dos valiosos tickets dourados da moda.

    Não deixe de ver
    Figurinista de Emily in Paris desvenda os looks da nova temporada
    Marina Bitu e Mundo Social Magalu se unem para dar novo fôlego ao fazeres manuais cearenses
    Surrealismo digital: A fotografia de Yis Kid
    Supreme e Martine Rose reinterpretam códigos da moda masculina e streetwear em collab
    Gisele Bündchen estrela campanha que marca novo momento da Democrata
    Absolut e Copy Magazine se unem para desafiar os estereótipos da fotografia criada por inteligência artificial
    Glenn Martens deixa a direção criativa da Y-Project
    Riachuelo e Niini lançam collab de peças sofisticadas
    Tudo sobre o calendário de desfiles da NYFW verão 2025
    Zara anuncia coleção com Stefano Pilati e Uniqlo Clare Waight Keller na direção criativa
    FFW