FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Opening Ceremony relembra influência da moda belga com ação em suas lojas
    Opening Ceremony relembra influência da moda belga com ação em suas lojas
    POR Augusto Mariotti

    Pôster do “ano” da Bélgica na Opening Ceremony e ilustração publicada na entrevista que Humberto Leon fez com Raf Simons ©Reprodução

    Após explorar o Japão, a Coreia do Sul, a Argentina e o Reino Unido, a Opening Ceremony, fundada em 2002 por Carol Lim e Humberto Leon, celebra a Bélgica. Este ano, o pequeno país, localizado na parte ocidental da Europa, ganha destaque nas araras das lojas da multimarcas em Nova York, Los Angeles e Londres, além, é claro, das de seu e-commerce.

    Em seu site, a Opening Ceremony afirma que não apenas designers belgas conhecidos internacionalmente, como Raf Simons, Veronique Branquinho e Dries Van Noten, serão contemplados. Jovens talentos do país, como Ek Thongprasert e Christian Wijnants, serão apresentados aos clientes da multimarcas.

    O “Style”, inclusive, aponta que não poderia haver momento mais oportuno para tal “homenagem”, já que, em 2013, a Academia Real de Ciências e de Belas Artes da Bélgica completa 350 anos. Outros fatos que contribuem para a escolha da Opening Ceremony são a volta de Veronique Branquinho às passarelas e a retrospectiva que, em breve, Dries Van Noten ganhará no Musée Galliera, em Paris.

    Nos anos 1980, um grupo de seis designers se formou na Academia e trouxe uma nova visão à moda, mais radical, fria e minimalista. Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs, Walter Van Beirendonck e Marina Yee foramaram o grupo conhecido como The Antwerp Six. O grande lançamento dessa estética aconteceu no meio da década quando eles mostraram suas coleções em Londres. O minimalisto se manteve pelos anos 1990 com a chegada de Martin Margiela, também belga, e do austríaco Helmut Lang. Hoje, essas duas marcas, mais Dries e Demeulemeester, desfilam na semana de moda de Paris.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW