FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Paris inverno 2010: com iceberg na passarela, Chanel faz viagem polar
    Paris inverno 2010: com iceberg na passarela, Chanel faz viagem polar
    POR Redação

    PARIS, 9 de março de 2010

    Por Luigi Torre

    capa_homeA passarela da Chanel para o Inverno 2010: iceberg de verdade, água e modelos encapotadas em peles e tricôs © Augusto Mariotti/FFW

    Já era possível prever que o cenário do desfile da Chanel, que aconteceu na manhã desta terça-feira (09/03) no Grand Palais aqui em Paris, seria grandioso. Ao entrar no amplo espaço onde a grife apresenta suas coleções há anos, uma imensa caixa branca retangular escondia a atração principal no centro da passarela. Quando a música – digna de de um filme de fantasia – soou alto nas caixas de som, a estrutura se levantou revelando um imenso iceberg (de gelo mesmo!) sobre uma fina camada d’água. Criaturas felpudas, envoltas em casacos de pele – seriam elas um cruzamento entre ursos e esquimós? – encaravam os fotógrafos deixando a plateia boquiaberta.

    Caminhando sobre esse espelho d’água sobre o qual pairava uma fina camada de fumaça, as modelos vinham com sapatos de estruturas rígidas feitas de plástico, vestindo tweeds adaptados a essa moda quase selvagem, esse retorno às origens, que aos poucos ganha força nos desfiles de todo o mundo.

    Tricôs de pontos largos, aspecto rústico, looks decorativos. Barras, mangas, punhos e até calças vêm cobertas de peles de animais. Em alguns momentos da apresentação, Karl Lagerfeld parece homenagear a fase “russa” de Coco Chanel, em outras parece viajar pelos pólos desvendando a cultura dos esquimós, um tema que Mauricío Ianês explorou aqui no Brasil nos desfiles de Alexandre Herchcovitch e TNG, lembra?

    O boho também entra em cena com os vestidos mais simples, seguido pela ala “masculina” representada pelos looks preto e branco – pura elegância Chanel. Só que agora o clássico tailleur de tweed ganha leve toque rústico. Suas trama vão, numa mesma peça, dos pontos fechados e pequenos até os mais largos de aparência quase artesanal.

    É preciso uma mente genial para abordar um tema tão óbvio – o frio no inverno – e apresentá-lo de modo tão encantador e autoral. Onde vivem os monstros? No glamouroso inverno da Chanel.

    + Aguarde fotos da coleção completa do inverno 2010 da Chanel.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW