Anne Hathaway no papel de assistente na “Vogue” no filme “O Diabo Veste Prada” (2006) ©Reprodução
Encontrar e manter grandes talentos são dois dos maiores desafios enfrentados pelas marcas de luxo e de moda atualmente. Essa constatação foi feita por uma pesquisa da empresa de consultoria americana Boston Consulting Group divulgada nessa segunda-feira (28.04). Segundo o estudo, metade das 60 companhias entrevistadas sente que não tem acesso aos melhores talentos criativos do mercado. O recrutamento para cargos de nível sênior também é outro ponto crítico, com 60% das fontes afirmando que seu banco de talentos e funcionários não é forte o suficiente para preencher postos de liderança.
Diante dessas dificuldades do mercado, o site “Business of Fashion” (BoF) lançou, também nessa segunda, o “BoF careers”: uma plataforma global totalmente dedicada à moda, em que profissionais e empresas líderes do segmento podem se conectar e interagir. Lá é possível encontrar oportunidades de trabalho no grupo LVMH, Net-A-Porter, Swarovski, Tory Burch e Ermenegildo Zegna, em diversas localidades, como Estados Unidos, Europa e Ásia.
O BoF espera que a nova plataforma online transforme o jeito como é feito o recrutamento na indústria da moda, já que a pesquisa revelou que 62% das empresas não usam a internet na hora de procurar candidatos para suas vagas. Grande parte delas, cerca de 40%, recorre aos meios antigos de recrutamento, como os headhunters, quando necessita de novos talentos criativos.
“Há uma corrida global por talentos”, disse Imran Amed, fundador e editor-chefe do BoF, ao “Telegraph”. “As soluções de recrutamento existentes são caras e ineficientes para a indústria da moda, e não conseguem aproveitar o potencial de conexão da web. E então houve uma oportunidade de criar uma plataforma global de talentos e integrá-la ao BoF, onde muitos profissionais da moda já costumam se reunir todos os dias.”
Mais que ajudar as empresas a encontrar bons profissionais para suas vagas, é esperado que a iniciativa do Business of Fashion também contribua para formar um mercado de moda mais justo, colocando fim aos ainda tão comuns estágios não remunerados do segmento.