Marca: Altuzarra
Fundada em: 2008
Estilista: Joseph Altuzarra
Idade: 32 anos
Background: Joseph nasceu na França em 1983 e se mudou para os Estados Unidos em 2000, onde fez um bacharelado de História da Arte, no Swarthmore College, Filadélfia. Após se graduar, em 2004, foi para Nova York e se inscreveu para um estágio na Marc Jacobs. Ele ainda fez uns frilas para a Proenza Schouler, foi assistente de Nicolas Caito, que era chefe de alta-costura da Rochas até que foi trabalhar na Givenchy em 2006, como primeiro assistente de Riccardo Tisci. Mudou-se para Paris e lá, durante dois anos, aprendeu com os melhores sobre alfaiataria e drapeado, dois elementos importantes em seu trabalho. Em 2013, o grupo Kering, dono da Gucci, Stella McCartney, Alexander McQueen e Saint Laurent, comprou uma parte pequena de sua marca.
Sua primeira coleção, em 2008, tinha apenas 15 peças e seu primeiro desfile na NYFW aconteceu na temporada de Verão 2010 e já foi chamado pela “Vogue” americana de “uma apresentação incrível e forte”. Ganhou os prêmios Swarovski Award como Estilista Feminino em 2012 e, no mesmo ano, apareceu na lista da Forbes entre as 30 pessoas mais influentes com menos de 30 anos.
Assim como seu amigo Alexander Wang – os dois são da mesma geração – Joseph tem um trabalho sério por trás e foco não apenas em seus desejos de criação, mas em ser de fato uma opção para mulheres de diferentes idades e de ter as finanças sempre em dia. O designer começou sua marca no pior cenário possível, a recessão americana, então sabe dosar bem as necessidades comerciais e criativas.
+ Veja os desfiles de Altuzarra
Estilo da marca: Em menos de quatro coleções, Joseph se tornou um dos príncipes da moda de Nova York com suas roupas femininas e sexy, sensualmente contemporâneas. Editoras de moda, modelos, jet setters e atrizes passaram a desejar as saias e vestidos com fendas e as jaquetas perfeitamente construídas de Altuzarra. Ele fala muito sobre “a mulher Altuzarra”, que tem inspirações vindas das figuras femininas que são importantes em sua vida, começando por sua própria mãe, passando pela editora Carine Roitfeld, uma de suas primeiras apoiadoras, e as stylists Vanessa Traina e Melanie Huynh, por perto desde a primeira coleção.
Altuzarra faz roupas para que as mulheres se sintam incríveis e confortáveis, e para isso, sua CEO Karis Durmer criou o termo “wear-itorial”, um mix de wearable com editorial, ou seja, peças que são usáveis com peças perfeitas para um ensaio de moda. “Nunca penso em algo puramente comercial pois sinto que não coloco tanta paixão assim. A maioria das peças que desenho têm um valor e poderiam estar na passarela.”
Trabalhando em cima da conexão entre corpo e sensualidade, Altuzarra tem construído seu espaço com firmeza e hoje é um dos nomes mais quentes de Nova York, evoluindo sua assinatura a cada temporada.
Venda para a Kering: Quando a Kering se aproximou, ele e Durmer não estavam exatamente procurando por um investidor. A mãe de Joseph trabalhou no J.P. Morgan por 20 anos e chegou a ser sua CEO; seu pai era diretor conselheiro do Goldman Sachs na Europa, o que tornava sua empresa um negócio familiar e autossuficiente, porém, com expectativas mais lentas de crescimento. Oferecendo dinheiro, experiência e conexões, a Kering está alavancando a marca Altuzarra. “Posso ligar para eles 17 vezes por dia para pedir conselhos sobre iniciar uma linha de bolsas, sobre impostos. Eles são muito disponíveis”, disse ao Wall Street Journal. A primeira grande mudança foi aumentar a equipe que, na época, ganhou um diretor de vendas e um gerente de logística.
Onde vende: Opening Ceremony, Net-a-Porter, Saks, Ssense, Barneys
Quem usa: Lupita N’ynongo, Kim Kadarshian, Rihanna, Naomi Watts, Lana del Rey, Jennifer Lawrence, Nicole Kidman, entre outras.
Site: altuzarra.com
Instagram: altuzarrastudio
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Veja a seguir na galeria, looks das primeiras coleções até os dias de hoje: