A camisa polo foi atualizada e ganha uma cara nova em 2024
Com cara retrô, a polo agora surge menos preppy e com pegada mais esportiva, como em sua origem.
A camisa polo foi atualizada e ganha uma cara nova em 2024
Com cara retrô, a polo agora surge menos preppy e com pegada mais esportiva, como em sua origem.
Por Caio Delcolli
Coisa de “mauricinho”? De pai? Cara aborrecida de escritório? A resposta para estas três perguntas é “não”. A camisa polo, hoje, passa longe dos estigmas de até pouco tempo atrás.
Das marcas independentes às grande lojas, a peça tem sido comercializada com designs mais ousados, elegantes e conceituais do que nos habituamos a ver. Com ares do fazer manual trazido pelo tricô — às vezes com bordado vazado —, renda, texturas variadas, sem botões ou até mesmo na modelagem box, a polo está indo muito além de item para looks “preppy”. Yucari e MAD Enlatados recentemente lançaram suas interpretações menos óbvias, enquanto a Misci aposta na oversized em tricô.
Josh O’Connor, Jamie Dornan e Simu Liu não nos deixam mentir – os três atores têm circulado publicamente usando polos. Os desfiles de verão 2024 também não. Miu Miu, Dior e Lacoste apresentaram looks contendo a peça.
Segundo Mário Queiroz, autor do livro “Homens e Moda no Século XXI” (Editora Senac Rio, 2019), trata-se de mais um sinal da desconstrução da masculinidade tradicional proposta pela moda.
“Quando um grupo se apodera de um produto, transfere as suas características a ele”, afirma. “A polo foi tomada pelo público ‘mauricinho’ e acabou se tornando símbolo dela — mas não quer dizer que a polo seja careta.”
Já em relação aos materiais que fogem do lugar-comum, Queiroz afirma que isso traz uma estratégia interessante para o mercado.
“Você joga dentro de um sistema mais conhecido e palatável uma matéria-prima mais inusitada”, diz. “Isso é ótimo, porque leva o mercado a deixar de lado a mesmice e absorver designs mais ousados.”
Confira a seguir uma seleção de polos nos mais diversos estilos para aderir já.