O estilista Gosha Rubchinskiy gosta de futebol. A Rússia é sede da Copa do Mundo. A Adidas patrocina o time russo e a Copa. Gosha e Adidas são parceiros. Neste momento, tudo converge naturalmente para um lançamento único que reúne todos esses elementos: Gosha, Rússia, Adidas, futebol. A nova coleção colaborativa entre o designer e a gigante esportiva foi lançada recentemente especialmente para a Copa e obviamente gira em torno do futebol.
Gosha colabora com a Adidas desde janeiro de 2017 e suas linhas eram um mix de sportswear com um feeling clubbing dos anos 90. Mas nesta coleção, ele aposta na estética clássica do futebol e também olha para a estética russa vintage.
A linha tem três peças chave: a camiseta de futebol, uma chuteira e uma bola. Entre os destaques, está uma chuteira Predator nas cores da bandeira russa e uma série com onze camisetas (US$ 135 cada), cada um relacionado a uma cidade russa que recebe um jogo da Copa. O número do jogador reflete a posição geográfica do local. E vale destacar também os moletons, bem bonitos. São 11 no total, cada um simbolizando uma cidade sede. “A Adidas quer estar presente não apenas como patrocinador, mas culturalmente também. E eles entendem que os meus projetos não são apenas sobre coleções, eles sempre falam sobre a cultura russa”, diz o estilista à imprensa internacional.
Gosha vai lançar no segundo semestre um livro com o seu olhar sobre a Copa do Mundo. “A ideia é ir às 11 cidades sede e fotografar como eu vejo o evento”. Gosha vai fotografar no campo com os outros fotógrafos credenciados, além de pegar cenas de fãs de futebol e marcos das cidades.
Ele já tinha produzido guias culturais e turísticos das cidades onde desfilou com a sua trilogia: Kaliningrado (AW17), São Petersburgo (SS18) e Ecaterinburgo (AW18).
A coleção já está à venda em lojas selecionadas da Adidas, Comme des Garçons e Dover Street Market.