FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Verão dark
    Verão dark
    POR Redação


    Look do desfile da Balmain Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Há algumas estações, as regras incontestáveis de estilo saíram de moda. Azul marinho com preto pode, xadrez com listrado pode e bege com branco também. Combinações que eram “proibidas” nos últimos 20 anos hoje são as novas não-regras. Quando você tem estilo próprio e sabe quem é, tudo pode. Acho que foi até por isso que essas regras foram quebradas – mais do que todo mundo ficar igual, a moda é mais valorizada hoje como forma de expressão pessoal.

    Nos desfiles masculinos de Primavera/Verão 2013, o preto se concretiza como cor-aposta do verão, contrariando mais uma vez um velho costume da indústria de moda de que preto é cor invernal. Existe um lado super dark nessa estação. Morando em São Paulo, essa tendência faz sentido. Morando no Rio, não faz o menor sentido.  Sempre que chego ao Rio de Janeiro com meu armário paulista – preto e cinza – me sinto deslocado com vontade de usar cores, mas tudo indica que verão que vem será diferente. Vampiros e zumbis em Copacabana.

     Louis Vuitton e Mugler Primavera Verão 2013 ©ImaxTree

    Balenciaga e Dsquared2 Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Balmain e Raf Simons Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    O desfile da Louis Vuitton foi navy, mas o uso dos materiais foi dark. Balenciaga apresentou estampa floral com fundo negro, usada também por Calvin Klein, que mostrou jaquetas de couro estilo motoqueiro (assim como Balmain) – igualmente incomuns  no verão. Fugindo da regra, a DSquared2 apresentou um desfile quase inteiro em preto e branco, com uso de couro, correntes e coturnos.

    Balenciaga e Calvin Klein Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Um dos destaques da semana de moda de Milão foi a Versace e sua proposta de verão/violento/sexy. “Força, mas não somente força física. Força para violência, força para luta. Um homem que está pronto para lutar para alcançar o que acredita”, disse Donatella em entrevista à imprensa internacional. Um estilo gladiador, com cinturão de boxe e cueca de tela (?), mas com aquela personalidade Versace incontestável.

    Versace Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Outro ponto forte dos desfiles foi a relevância do unisex. No momento em que a moda masculina está em evidência – com uma nova semana de moda em Londres complementando Paris e Milão – Givenchy, Prada, Raf Simons e Rick Owens apresentaram desfiles um tanto enigmáticos com personalidades mutantes e abertos a muitas interpretações. Aqui não foram trabalhados “temas”.

    A ideia é mais comportamental, envolve o estilo real que vem se desenvolvendo nas capitais mundo afora com os consumidores de moda. Peças atemporais, peças “transgender”, geometrismo frio, alfaiataria que nunca sai de moda. Não é tão confuso. Na verdade é simples e cria desejo imediato. ‘Men are the new women’, disse o editor-chefe do Business of Fashion, Imran Amed, no título de sua reportagem sobre as semanas de moda.

    Prada Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Na Givenchy e na Prada os desfiles não fizeram diferença entre homens e mulheres. Já vimos anteriormente homens e mulheres dividindo as passarelas, mas aqui, ambos os sexos vestem a mesma roupa, com o mesmo caimento, sem distinção. A moda é igual para todos. No verão gótico da Givenchy, além da alfaiataria inovadora com as calças/saias, a moda aparece viável com regatões, camisetas, jaquetas e aquelas estampas desconfiguradas com viés cristão.

    Givenchy Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    O maior feito dos desfiles de Miuccia Prada e Ricardo Tisci é que ambos – mesmo diferentes – apresentaram uma moda possível, um estilo viável e próximo para meninos e meninas.

    Ter essa conexão com a moda não é um desejo? Os desfiles transmitidos em tempo real para os consumidores e fãs via internet também fazem essa aproximação. Essa deveria ser a nova regra.

    Prada Primavera/Verão 2013 ©ImaxTree

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW