Em 2010, a ONG Orientavida, com a consultoria da designer Ana Strumpf, lançou sua primeira coleção com personagens licenciados pela Walt Disney, no caso a trupe de “Alice no País das Maravilhas”. A segunda leva chegou estampando alguém um pouco mais malandro: o papagaio brasileiro Zé Carioca.
São almofadas, fronhas, camisetas, carteiras, necéssaires, frasqueiras, garrafinhas de cachaça, porta-copos, mochilas e sacolas, alguns com aplicações de miçangas, paetês e lantejoulas. Tudo é vendido no site orientavida.org.br e com renda revertida para a manutenção do projeto social da ONG. O FFW recebeu uma das sacolas e garante: a qualidade é ótima!
Dizem que Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney numa suíte no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A passagem pelo Brasil foi uma etapa da turnê da equipe de Disney pela América Latina, parte dos esforços dos EUA para achar entre seus vizinhos aliados em questões políticas – a tal Política da Boa Vizinhança.
Abaixo, um trechinho de “Alô, Amigos”, lançado em 1942:
Fundada em 1999, a Orientavida comercializa os produtos feitos por cerca de 300 artesãs de comunidades carentes do estado de São Paulo. Elas são capacitadas em técnicas de cartonado, costura, bordado, crochê e tricot, além de receberem cestas básicas mensais, ginástica laboral duas vezes por semana e assistência psicossocial para suas famílias.