A próxima edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) já tem data confirmada. O evento, que se tornou um ponto de encontro da moda brasileira sustentável, acontece de 18 a 22 de novembro, em formato online.
Com foco no tema Conectar para Regenerar: Moda e Planeta, o BEFW terá uma programação de webinares e atividades online, planejadas para oferecer o máximo de interatividade com palestras, workshops, desfiles, mercados de produtos, atividades de empreendedorismo, ações para a internacionalização de marcas, filmes e exposições artísticas. Tudo o que já acontecia nas outras edições presenciais, mas levados para um ambiente digital.
“Vamos testar o modelo online e será desafiador executar digitalmente uma semana de moda sustentável com diversas áreas. Vamos manter o propósito do evento de ser acessível e oferecer a maior parte das atividades gratuitamente e também aproveitar a oportunidade de alcançar um maior público pelo Brasil”, diz Rafael Morais, diretor executivo do BEFW.
Para marcas que ainda não fazem parte do evento, há a possibilidade de se inscrever para participar dos desfiles ou do Mercado Eco (nos segmentos de roupas, calçados, acessórios e beleza). O edital para inscrição fica aberto até o dia 16 de agosto.
As marcas inscritas serão avaliadas por uma equipe de curadoria convidada, de acordo com uma série de critérios socioambientais e culturais, e relativos à estratégias de design, modelos de negócios inovadores e fomento à circularidade.
A organização do evento ressalta que outras oportunidades virão com o novo formato, como reduzir o nível de emissões do evento por deslocamento dos participantes, assim como a geração de resíduos. Os webinares serão acessíveis a todos por meio de inscrição, e neste ano será lançado um modelo colaborativo para a sugestão de conteúdos abordados nas palestras, pelo público, em formato a ser divulgado.
Sobre o BEFW
O evento tem como objetivo estimular as boas práticas socioambientais no mercado e na indústria da moda brasileira e fomentar inovações, parcerias, negócios comerciais e internacionalização de marcas. Suas atividades trazem em pauta temas como, o desenvolvimento do algodão orgânico no Brasil, novas tecnologias têxteis e materiais, a força da moda da Amazônia, e soluções para a moda circular.
As três primeiras edições do evento aconteceram no espaço da Unibes Cultural, e cresceram progressivamente, recebendo no total 15 mil visitantes; vindos de 15 estados brasileiros e sete países.