FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Hermès lançará bolsa feita de couro de cogumelos até o final de 2021
    a bolsa Victoria, da Hermès feita com couro de cogumelo
    Hermès lançará bolsa feita de couro de cogumelos até o final de 2021
    POR Augusto Mariotti

    Você consegue imaginar uma centenária marca de luxo tradicionalmente reconhecida por suas bolsas e peças em couro da mais alta qualidade (e preços nas alturas) trocar sua matéria prima primordial por couro vegetal? Pois é, é o que parece que a Hermès começa a considerar.

    A casa francesa acaba de anunciar que passou os últimos três anos trabalhando com a MycoWorks, uma empresa de ciência de materiais, para criar um material chamado Sylvania que se parece com couro, mas é significativamente mais sustentável porque é feito de cogumelos. Até o final de 2021, a bolsa “Victoria” da Hermès passará a ser produzida neste material.

    O MycoWorks, com sede na Califórnia, cultiva o micélio de uma forma que imita o couro. Enquanto alguns couros alternativos no mercado comprimem o micélio para torná-lo resistente, a empresa diz que a resistência e durabilidade de seu material vêm de sua estrutura celular, que tem um padrão entrelaçado. O material havia sido lançado em 2016 e desde então as duas empresas vêm estudando a aplicação dele em produtos de luxo. No ano passado, a MycoWorks lançou o Reishi, que estará disponível para uso de qualquer marca de moda.

    O futuro do couro

    O couro é considerado um dos materiais mais nobres e luxuosos por sua beleza, durabilidade e versatilidade ao ser aplicado em diferentes objetos do cotidiano como calçados, roupas, bolsas e móveis. Porém, com o crescimento exponencial da indústria da moda, a produção de couro atingiu volumes altíssimos e seu processo de cultivo é bastante danoso ao meio ambiente, desde o gás metano produzido pelo gado ao processo de beneficiamento do couro que utiliza químicas fortíssimas e poluentes e muitas vezes são descartadas na água que abastece as populações.

    Muitas marcas de moda adotaram o “couro vegano” como alternativa ao couro animal, porém ele é feito a partir do plástico que não é biodegradável e libera micropartículas de plástico que polui a água – podendo chegar até nossos alimentos.

    Se o couro de cogumelos da MycoWorks vai substituir o couro animal ainda não sabemos. Dependerá de quão similar eles podem ficar em relação ao couro real para então ser adotado pelas marcas e, por consequência, por seus clientes.

    A questão que fica é se os clientes perceberão o mesmo valor numa bolsa feita em couro de cogumelo e estarão dispostos a pagar até US$ 200 mil (preço de leilão) por uma Birkin desse material.

    De qualquer forma, essa parceria já merece ser acompanhada de perto e, se e for bem-sucedida, poderá influenciar o resto da indústria de luxo a se abrir para alternativas mais ecológicas. A mudança está no horizonte.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses