FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Zero Waste Daniel: como a marca produz peças bacanas e lixo zero
    Foto: Reprodução
    Zero Waste Daniel: como a marca produz peças bacanas e lixo zero
    POR Redação

    Já ouviu falar no Zero Waste Daniel? É o projeto do estilista Daniel Silverstein, que criou uma marca sem gênero com produtos fabricados completamente a partir de resíduos de pré-consumo da indústria de vestuário em Nova York. Cada peça produzida desvia cerca de meio quilo de resíduos têxteis dos aterros sanitários. Resumindo, é um trabalho de criação e produção sem nenhum desperdício.

    Daniel ficou conhecido em 2017 depois que um video sobre sua história e a missão de acabar com o desperdício viralizou e acabou aparecendo em veículos como Buzzfeed e Mashable.

    “Comecei o conceito durante um desafio de design no meu último ano de escola na FIT. Todo mundo estava tentando ser ecológico, usando algodão orgânico. Eu perguntei: e se eu não fizer lixo?”, conta à Fast Company. Ele não venceu o desafio, mas nunca mais desgrudou dessa ideia.

    Ele também havia participado do reality show Fashion Star e algumas celebridades, como Jennifer Hudson e Amber Valletta, começaram a vestir suas roupas lixo zero. E assim nasceu a Zero Waste Daniel, marca que hoje tem seu próprio e-commerce onde vende camisetas, jaquetas, calças e uma variedade de patches pra você customizar suas peças. “Não preciso fazer um trabalho que machuque ou oprima pessoas, que faça com que alguém odeie seu corpo ou rosto ou polua a água. Estou disposto a trabalhar com o que temos, não me importo quanto tempo leva. Eu me importo que seja feito localmente e de uma forma justa”.

     

    Em seus quatro anos de atividade, ele transformou toneladas de retalhos e descartes da indústria da moda em roupas usando uma técnica chamada ReRoll. Além de repensar a forma como essas peças são feitas, Daniel fornece rolos de tecidos para empresas, feitos também a partir do conceito lixo zero.

    Silverstein trabalha com aplicações, bordados e técnicas alternativas de pregas para garantir que nenhum pedaço de tecido seja perdido.

    Quando você faz uma compra em seu site, é como se você estivesse apoiando uma redução da poluição têxtil e práticas justas de trabalho. Segundo a ONU, a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo de têxteis é enviado para um aterro sanitário ou queimado, e se nada mudar, até 2050, a indústria da moda usará um quarto do orçamento mundial de carbono.

    Abaixo, os valores com os quais a marca ZWD trabalha:

    – Todos os recursos (materiais, pessoas, energia, tempo e imaginação) são valiosos

    – O bom design utiliza todos os recursos disponíveis, fornece soluções funcionais para os clientes e não gera desperdício

    – Produção de roupas não deve enviar nada para aterro

    – Colocar energia na reutilização de materiais desperdiçados é melhor do que criar novos

    – Os clientes merecem saber como suas roupas são feitas

    – Todos os trabalhadores devem receber um salário justo

    – É responsabilidade da empresa promover apenas narrativas verdadeiras que responsabilizem a própria empresa por práticas transparentes

    – Leva tempo para fazer as coisas da maneira certa, mas podemos torná-lo fácil e conveniente

    Veja abaixo uma seleção de peças da Zero Waste Daniel:

    zero-waste-2

    zero-waste

     

    zero-waste-5

    zero-waste-6

    zero-waste-3

    zero-waste-4

    Não deixe de ver
    No dia da moda responsável Renner celebra iniciativas que contribuem com o meio ambiente
    ApexBrasil abre inscrições para levar marcas locais sustentáveis à Milão Fashion Week
    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    FFW