FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Jaguar mudou identidade visual e fãs ficaram irados com a nova estética da marca

    Entenda melhor o design da marca inspirado na Bauhaus e Pop Art Britânica.

    Jaguar mudou identidade visual e fãs ficaram irados com a nova estética da marca

    Entenda melhor o design da marca inspirado na Bauhaus e Pop Art Britânica.

    POR Gabriel Fusari

    A Jaguar, clássica montadora de carros de luxo, tomou uma decisão arriscada ao abandonar o icônico felino que ilustrava sua marca desde os anos 1950, adotando um design totalmente minimalista. Seguindo uma tendência já adotada por várias marcas de luxo e tecnologia na última década, a montadora optou por essa nova identidade para marcar uma transição no seu modelo de negócios, que, a partir de 2026, será focado exclusivamente em carros elétricos.

    “Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada no passado, mas que permanece sendo relevante para o público contemporâneo”, explicou Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar.

    A nova identidade visual combina influências da Bauhaus e da Pop Art britânica, buscando resgatar a essência original da Jaguar. No entanto, a recepção nas redes sociais foi mista. Enquanto alguns elogiaram a inovação, outros consideraram a mudança desnecessária e desrespeitosa à história da marca. Muitos fãs argumentaram que a Jaguar deveria manter suas origens, preservando os motores V8 a combustão. Houve também quem questionasse a aparente contradição entre o estilo Pop Art, com raízes nos anos 1950, e a promessa de futurismo representada pelos carros elétricos. Surgiram também piadas quanto ao video de divulgação da mudança, quesitonando se era uma marca de carros de luxo ou marca de moda.

    Para se ter uma ideia, no Facebook da marca, o anúncio gerou mais de 4 mil reações, sendo a maioria de risada e choro. Isso sem contar os inúmeros memes que rolaram pelo X (ex-twitter) assim que foi anunciada a mudança. 

    A nova fonte adotada pela marca lembra a Universal, criada por Herbert Bayer na escola Bauhaus em 1925. Assim como a original, ela valoriza simplicidade e funcionalidade. O rebranding também se inspira no uso das cores primárias, características marcantes da Bauhaus — afinal, é possível pensar no movimento sem vermelho, amarelo e azul?

    Agora, a grande questão é como os novos carros refletirão essa mudança. Serão inspirados nos modelos clássicos lançados há mais de 60 anos? Terão uma estética retrofuturista? Ou manterão as linhas já conhecidas? Essas dúvidas começam a ser respondidas a partir de 2 de dezembro, quando a Jaguar promete divulgar mais detalhes sobre a nova identidade visual, seus produtos e lojas.

    Não deixe de ver
    Jaguar mudou identidade visual e fãs ficaram irados com a nova estética da marca
    Kim Kardashian comprou seu novo amigo: o robô da tesla de 100 mil reais
    As astronautas vestem prada: marca italiana assina uniformes da próxima viagem à Lua
    Meta lança Orion, óculos de realidade aumentada com design mais fashion
    Tudo o que você deve saber sobre os novos lançamentos da Apple para 2025
    Apple anuncia emojis customizados por meio de inteligência artificial; Saiba tudo sobre a WWDC 2024
    Rosalía como nova embaixadora da Dior, as datas dos desfiles Cruise, a coleção entre Alexandre Herchcovitch e Aramis e muito mais
    João Maraschin e seu desfile em Copenhague, o programa All Stars da Converse, o lucro da Hermès e muito mais
    FKA Twigs cria clone digital para interagir em suas redes e se diz preocupada com a Inteligência Artificial
    Meta é processada por 33 estados por ameaçar a saúde mental dos jovens com o Instagram
    FFW