Por Mariáh Cidral
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Athflow, provavelmente você já conhece a tendência e até já explorou um pouco dela nos últimos meses. Se ainda não, com certeza não passará imune à ela em 2021. Inspirada pelas mudanças no estilo de vida adotadas em 2020 em virtude da pandemia e suas consequências, e como descrito no relatório de tendências do Pinterest, Athflow (Athleisure + Flow) é “quando athleisure encontra a elegância, profissional o suficiente para o trabalho, elástico o suficiente para a yoga e confortável o suficiente para o sofá”. Afinal, nossos espaços profissionais e pessoais nunca estiveram tão interligados: podemos realizar uma conferência pelo Zoom às 10h da manhã e às 12h assistir a uma série Netflix no sofá de casa enquanto almoçamos e logo depois voltar para a mesa de de trabalho.
prefall 21 da fear of god. foto: cortesia
Peças como calças fluidas e esvoaçantes, macacões casuais e roupas oversized surgem como uma evolução das roupas esportivas e confortáveis que passamos a usar na década de 2010, adicionamos aqui um toque lounge com silhuetas, cores e cortes mais sofisticados. A tendência tem como destaque cores neutras e básicas, fáceis de combinar como cinzas, beges e off-whites . Os tecidos são de preferência o linho, algodão, tricôs e cashmere que conferem um toque suave e confortável para se sentir bem e elegante ao mesmo tempo.
Além das camisetas e conjuntos loungewear, o estilo que já é popular na Coréia, se mistura também com influências da alfaiataria européia dos ternos e blazers oversized que podem ser usados até com sapatos slippers. A tendência é perfeita para o outono/inverno, onde veremos casacos, jaquetas e sobretudos mais largos e volumosos em estilo cocoon (como um casulo), que trazem essa sensação de aconchego e aquecimento, como um abraço.
Algumas das marcas que já carregam o estilo Athflow no DNA são A.L.C., Skims, Aritzia, Loro Piana, Fear of God, PRISM² e Cos.