Morre Oliviero Toscani, mestre da publicidade e da fotografia provocativa
Com trabalhos marcantes para Benetton e Colors, o italiano revolucionou a publicidade ao abordar temas como racismo e AIDS.
Morre Oliviero Toscani, mestre da publicidade e da fotografia provocativa
Com trabalhos marcantes para Benetton e Colors, o italiano revolucionou a publicidade ao abordar temas como racismo e AIDS.
Hoje (13.01), foi anunciado o falecimento de Oliviero Toscani, aos 82 anos, fotógrafo que mudou a publicidade ao transformá-la em um palco e vitrine para questões sociais. Conhecido principalmente por suas campanhas para a United Colors of Benetton nos anos 1980 e 1990, o italiano abordou temas como racismo, AIDS e a pena de morte, rompendo com o tradicional papel da fotografia comercial em campanhas de moda.
Imagens como o beijo entre um padre e uma freira, ou o retrato da modelo Isabelle Caro denunciando a anorexia, marcaram sua trajetória, frequentemente acompanhada de polêmicas e censuras. Toscani também fundou a revista Colors e dirigiu o Fabrica, think tank criativo da Benetton, consolidando sua visão disruptiva e instigante.
Com uma carreira que passou por marcas como Chanel, Valentino e Fiorucci, além de revistas como Vogue e Esquire, Toscani se destacou por transformar a imagem em manifesto. O image maker deixa não só um legado de provocações visuais que desafiaram convenções, como uma filosofia em que a beleza é agente transformador, servindo para incomodar, questionar e dar novos horizontes a uma linguagem universal, como é o caso da fotografia.
Confira alguns de seus trabalhos abaixo: