FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    À La Garçonne utiliza plástico sustentável impresso em 3D da Braskem em seu desfile no SPFW
    A LA GARCONNE SPFW – N43 Março / 2017 foto: MARCELO SOUBHIA / FOTOSITE
    À La Garçonne utiliza plástico sustentável impresso em 3D da Braskem em seu desfile no SPFW
    POR Redação

    Por Guilherme Meneghetti

    Quando se fala em plástico e sustentabilidade, é natural pensar que são dois universos completamente antagônicos. Mas não é bem assim. O Plástico Verde, material desenvolvido pela produtora de resinas termoplásticas Braskem, possui as mesmas características e flexibilidade do plástico convencional, porém é produzido com tecnologia brasileira a partir do etanol da cana-de-açúcar. Por se tratar de uma planta, em vez de a produção emitir CO2 e outros gases que intensificam o efeito estufa, ela os capta com a fotossíntese da cana.

    Pela primeira vez, o Plástico Verde chega à moda através de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, da À La Garçonne, em parceria com a Braskem. A impressora 3D apta a produzir sob gravidade zero da Made in Space, empresa americana que explora a vida no espaço desde 2010, “imprimiu” botões e algumas pulseiras que foram apresentadas hoje no desfile da marca.alaga_det_ms_n43_069

    Paulo Borges foi quem proporcionou a parceria. “Ele me convidou para conhecer esse produto que tem tudo a ver com a proposta da ALG [de reutilização e conscientização]”, explica Herchcovitch ao FFW. “Achei que há muita pertinência fazer um trabalho com o Plástico Verde para esses acessórios  – além de poder reutilizá-lo de outras maneiras: eu posso transformar uma pulseira, através de alguns processos, em botões ou em outras coisas, por exemplo. Então ele nunca será descartado”.

    A ALG é apenas a primeira parceria de moda que a Braskem pretende fazer. “Estamos abertos a qualquer tipo de oportunidade que possa existir. Hoje mesmo, uma moça que faz acessórios com plástico nos procurou para saber como inserir o Plástico Verde em sua produção”, nos conta Claudia Cappra, diretora comercial de químicos renováveis da Braskem. “À medida que existe um sonho, um desafio, a gente aceita abraçar junto para ter cada vez mais aplicações em plástico sustentável”, finaliza.

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população