FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Será que o romance saiu de moda? A sensualização substitui o romance e vira tendência de comportamento
    Será que o romance saiu de moda? A sensualização substitui o romance e vira tendência de comportamento
    POR Redação
    iggy-azalea-jennifer-lopez-booty-fotos

    Iggy Azalea e Jennifer Lopez no videoclipe de “Booty” ©Reprodução

    Ao que tudo indica, 2015 será o ano em que o sexo ocupa de vez o lugar do romance no imaginário popular. Aparentemente cansamos de desejar algo que não existe. Aquele amor impossível, romântico e perfeito não funcionou nem para Romeu e Julieta, agora imagine para nós?

    Enquanto o amor vai, o sexo e a sensualização ficam. Na música, na moda, na arte e na cultura, o momento agora realmente é muito sexy.

    Eu me dei conta desse movimento cultural no último feriado. Em uma festão eletrônico com DJ gringo em São Paulo, o músico tentou criar uns ‘momentos’ na pista com uns flashbacks super românticos, tipo Celine Dion (obviamente repaginados), mas a pista não reagiu. Aliás, se constrangeu. Logo, quando começa “Booty” de J.Lo e Iggy Azalea, a pista bomba, todas rebolam, muda o clima. A história agora é sensualizar.

    rihanna-vestido-cristais-cfda

    Rihanna, praticamente nua, recebeu o prêmio de ícone fashion de 2014 no CFDA ©Getty Images

    Na moda essa transição foi acontecendo pouco a pouco. O que era vulgar, como tops curtíssimos, foi sendo aceito e adotado, até tornar-se novo clássico. O estilo que antes só era permitido nas academias invadiu a cidade. Antes, as legging, os shorts e muitos recortes, vistos nas salas de ginástica, começaram (também) como tendência e agora são ‘normais’ em qualquer lugar.

    Toda essa onda de sensualização vem junto com a onda dos esportes. Porque você precisa ter corpão para sensualizar. Não dá pra enganar. O corpo passa a ser parte do look e qualquer pele deve estar pronta para ser revelada a qualquer momento.

    justin-bieber-fotos-de-cueca

    Justin Bieber ficou de cueca no Fashion Rocks durante a NYFW ©Getty Images

    Aí, eu quis confirmar se eu não estava equivocado com essa história de sexy, sensual e corpos. E se isso realmente é a moda que queremos usar.

    Fui ler as Dez Tendências para o Inverno 2015 aqui do FFW e dei de cara com os temas ATA-ME, que mostra amarrações; PEEKABOO, que fala de um novo jogo de fendas e pernas à mostra; TORNOZELO SEXY, que fala sobre deixar… o tornozelo sexy; e, para finalizar, ALTO BRILHO, que aponta o vinil como tendência da vez. Gente, vinil é usado por sadomasoquistas e atores pornôs em ação. Não estava equivocado. Sexo é o novo romance.

    gloria-coelho-desfile-inverno-2015-fotos

    Gloria Coelho Inverno 2015 aposta no vinil ©Agência Fotosite

    Enfim, ficou claro que – goste ou não – ser/estar/sentir-se sexy é tendência forte e que temos que malhar muito e comer pouco para chegar lá. Essa é uma resposta aos nossos anseios como cidadãos em tempos de redes sociais. Queremos ser queridos não somente por um amor ideal. Queremos ser desejados por todos, o tempo todo. Nossa ícone é a Beyoncé, que fala de feminismo usando biquíni à noite, ou Miley Cyrus, que vai à festa do Alexander Wang na NYFW sem blusa, ou Rihanna, que vai à maior premiação de moda usando um vestido completamente transparente.

    miley-cyrus-peito-festa-fotos

    Miley Cyrus na festa do estilista Alexander Wang em Nova York ©Reprodução

    Goste ou não, esse é o momento. O melhor acessório fashion para 2015 é um bom corpo.

    Jorge Grimberg é especialista em moda e cultura. Sua empresa Jorge Grimberg Creative Studio desenvolve conteúdo, pesquisa de tendências e estratégias para alguns dos maiores grupos de moda do país.

    As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente o ponto de vista do FFW.com.br

    Como submeter seu artigo: o FFW aceita artigos de opinião sobre moda, mercado e comportamento. As submissões devem ser exclusivas para o FFW. Sugerimos de 700 a 800 palavras, mas outros tamanhos serão considerados. Por favor envie sua submissão para redacao@ffw.com.br e coloque no assunto do e-mail “Texto para blog FFW”.

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?
    FFW