FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Documentário sobre John Casablancas, fundador da Elite, estreia na França
    Documentário sobre John Casablancas, fundador da Elite, estreia na França
    POR Redação

    O icônico agente de modelos e fundador da Elite Model, John Casablancas (1942 – 2013), é tema do documentário, “Casablancas, L’Homme qui amait les femmes” (Casablancas, O Homem Que Amava as Mulheres) . O filme narra a carreira do empresário, responsável por descobrir as modelos Linda Evangelista, Naomi Campbell, Cindy Crawford e Claudia Shiffer.

    Em 1972, Casablancas abriu a agência de modelos em Paris e, devido ao sucesso, inaugurou logo depois uma filial em Nova York. O agente, que morreu aos 70 anos, em 2013, também alavancou a carreira das brasileiras Alessandra Ambrósio e Ana Beatriz Barros. A produção do filme é francesa e estreia esta semana na França, no dia (29.06).

    O documentário é dirigido por Hubert Woroniecki, que trabalhou com Casablancas na agência de Nova York, e teve acesso aos arquivos do empresário entre 2009 e 2012. “Em 2012, John me chamou e disse que ele só tinha mais seis meses de vida. Parei de fazer tudo para focar só no filme. Em janeiro de 2013, eu mostrei a ele a primeira versão do filme, em sua casa no Rio”, conta Woroniecki ao WWD. O empresário era casado com a brasileira Aline Wermelinger.

    O filme também mostra a “Model War”, guerra entre as agências Ford e Elite, consideradas concorrentes na época. Casablancas transformou a Elite no que chamava de “agência boutique”, com um portfolio de peso, só com as supermodelos, tornando-as celebridades e aumentando cada vez mais os seus cachês, o que gerou ainda mais intrigas com sua concorrente.

    A Elite, que é até hoje é um nome respeitado da indústria, na década de 1990 dominou o mercado da moda – o faturamento anual da agência era de US$ 120 milhões. No final da década, em 1999, um documentário da BBC expôs uma série de executivos da Elite, que vangloriavam o uso de drogas e as relações sexuais que tinham com modelos. Apesar de não ser citado no escândalo, Casablancas teve sua reputação manchada e, no ano seguinte, optou por vender sua parte da agência.

    Veja abaixo o trailer do documentário.

    Não deixe de ver
    Gisele Bündchen lança seu livro ‘Nutrir’ no Brasil
    A história da modelo do interior da Bahia que vendeu pirulitos para realizar um sonho
    A transição da modelo top Natalie para Nathan Westling
    Thalita Farias: modelo artesã sai das areias de Natal para o desfile da Mugler
    Quatro new faces brasileiras desfilam com exclusividade para Prada
    Musa da cena alternativa, Jess Maybury é a modelo que você precisa conhecer
    Shalom Harlow, Amber Valletta, Carolyn Murphy… Desfiles celebram as super modelos
    “Trocar de roupa na frente dos outros é bizarro e humilhante”, diz modelo Edie Campbell
    Brasileiros João Knorr e Eduarda Bretas estrelam nova campanha da Versace
    De Santana da Vargem para o SPFW: Um papo com a new face Maria Oliveira
    FFW