Blusa de tricô disponível para gostar, compartilhar e comprar no site The Fancy ©Reprodução
O site Business Insider divulgou esta semana que é possível que a Apple esteja interessada em comprar o rival do Pinterest, o The Fancy. De acordo com o site, o objetivo da Apple é assegurar o seu papel no crescente comércio online colocando os seus mais de 400 milhões de cartões de crédito ligados à iTunes Store funcionando em compras de outros itens. O trabalho da rede social seria organizar isso para eles.
Ao contrário do Pinterest que só permite dar “pin” naquilo que você gosta e no máximo ser direcionado para o site para efetuar a compra, o The Fancy está mais interessado em colocar os consumidores diretamente ligados à transação. Portanto, o The Fancy é um site de compras online mas que não obriga você a comprar, podendo só dar um “Fancy isto” e compartilhar com os seus amigos.
Ainda que o site receba 10% por cada compra, de acordo novamente com o Business Insider, as vendas estão explodindo. O The Fancy, hoje uma empresa com 20 pessoas, foi criado há dois anos pelos co-fundadores do Twitter, Jack Dorsey, e do Facebook, Chris Hughes, e pelo seu agora CEO Joe Einhorn, nova-iorquino de 30 anos, mas no negócio de start-ups de tecnologia há 15 anos.
A Apple não é conhecida por fazer compras de empresas muito grandes, mas analisando a sua estratégia de compras, o The Fancy está na fase em que normalmente a empresa fundada por Steve Jobs se interessa. Ainda não existe nenhum contrato assinado entre as duas partes e também não há informações sobre o valor que a Apple teria proposto. O que sabemos é que Tim Cook, CEO da Apple, que normalmente não está presente em nenhuma rede social, abriu uma conta (atualmente desativada) no site.