Instalação “The Mamori Expedition”, da belga Els Viaene ©Divulgação
Entre os dias 26 de agosto e 5 de outubro, acontece em São Paulo a 15ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, principal encontro da América Latina sobre arte digital. O evento, que tem entrada gratuita, irá invadir diversos espaços da capital paulista, como a Galeria de Arte do Sesi-SP, Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, e a calçada das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro do metrô.
A programação do FILE 2014 é extensa e irá trazer instalações, performances interativas, animações, jogos para plataformas diversas, videoarte e obras de sound art, além de uma seleção de obras de artistas japoneses em uma parceria com o incensado Japan Media Arts Festival. Ao todo, são 28 instalações, de doze países, concentradas na Galeria de Arte do Sesi-SP.
Por lá, os visitantes poderão manipular os sons da floresta Amazônica por meio da réplica de um rio (assista ao vídeo abaixo) ou caminhar numa esteira de ginástica para movimentar figuras que representam a sociedade. Também será possível ver os sons transformados em luz em outra obra interativa. Outro destaque da programação é a segunda edição do FILE Led Show, que exibe animações interativas do artista holandês Rafaël Rozendaal no painel da fachada do prédio da Fiesp na avenida Paulista.
Faz parte ainda do projeto uma série de oficinas e workshops gratuitos voltados para o desenvolvimento de games e animações. Veja a programação completa e como se inscrever no site do FILE 2014.
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica @ São Paulo
De 26 de agosto a 5 de outubro
Informações: filefestival.org
+ Confira imagens de algumas das atrações do FILE 2014 na galeria abaixo: