Resistir. Em um momento de incertezas e com a censura pairando no ar, o tema resistência surgiu naturalmente na pauta desta nova edição da FFW. Continuando e evoluindo com o que faz da revista um produto especial, discutimos de forma leve e diversa a importância de resistir e de não deixar nossas crenças serem sufocadas, apagadas.
Temos diversidade. Nenhuma outra revista de moda abre tanto espaço para diversidade como a FFWMAG em toda sua história. Indo além, esta é uma edição construída, principalmente, por profissionais mulheres. Artistas, fotógrafas, jornalistas, stylists, maquiadores e modelos dão um peso feminino – ou seria leveza? – à edição, com beleza, inteligência e ironia.
São quatro capas e quatro contra-capas cobertas por uma capa de PVC com o logo da revista e os destaques do conteúdo silkados em amarelo. Removendo a capa especial, você tem em mãos um livro de fotos que traduzem o hoje com valor que não as fazem datadas no amanhã. As duplas de capa e contra são: 1) Jahnkoy + foto da fotógrafa Barbara Wagner; 2) a pintura da jovem artista Chloe Wise + a new face Lavinia de Aquino fotografada por Cecília Duarte; 3) Isabeli Fontana como você vê poucas vezes em foto de Mariana Maltoni + foto do nosso ensaio especial com a Burberry pelas lentes de Hick Duarte; 4) o lindo João Knorr, por Gui Paganini e mais uma dose de Isabeli.
No recheio, mostramos os trabalhos de pessoas que representam o momento atual. Como falar de moda hoje sem pensar em Virgil Abloh, o intrépido estilista de Chicago que trouxe a voz e o estilo das ruas para o luxo com sua marca Off-White e dezenas de colaborações que vão de Nike à Ikea. Ele conversou com Camila Yahn por telefone em uma entrevista que quase não aconteceu.
Outra designer que tem bastante destaque, não só nas nossas páginas, mas no mundo, é a Jahnkoy – você já leu nossa entrevista com ela? Nosso colaborador Hick Duarte aproveitou seu desfile no SPFWN44 e fotografou uma série com seus looks que impactam, deslumbram e contestam.
A jornalista Lulie Macedo passou horas conversando com Daniela Thomas, uma das cabeças criativas mais talentosas do Brasil que acaba de lançar o filme Vazante. Na longa entrevista (e muito interessante de ler), Daniela reflete sobre a repercussão que seu filme tem causado.
Nossas entrevistas com mulheres fortes não terminam aí. Renata Piza Gonçalves fez um skype com Barbara Wagner, a fotógrafa brasileira que tem se destacado no cenário de arte no mundo com seu trabalho no “corpo popular” e estratégias de subversão e visibilidade entre os campos da cultura pop e da tradição. Representada no Brasil pela galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, Barbara é uma joia na fotografia brasileira.
A canadense Chloé Wise é outra artista que estava no nosso radar. Luisa Graça foi à sua exposição recém inaugurada em Paris e conversou com ela sobre sua obra provocadora e que tem a mulher como protagonista. Luisa é quem também assina uma entrevista com o trio inglês The xx.
Nosso colaborador/correspondente nos Estados Unidos, João Lourenço, assina uma reflexão sobre o que significa resistir hoje, traduzindo em texto o tema que norteou esta edição.
Ainda tem a presença forte de Triz, jovem transgênero que é revelação do rap nacional e que tem feito a diferença muito além da música, espalhando sua mensagem de respeito à diversidade. Entrevista feita por Bruna Bittencourt com direito a lindo retrato de Adriano Damas.
Ronaldo Fraga responde ao nosso questionário com 50 perguntas bem pessoais – foi quando a gente descobriu que ele não gosta de falar de roupas e seu desfile preferido é o de uma escola de samba em Minas ; )
Na moda, convidamos a super stylist Renata Corrêa para ser nossa editora de moda convidada, supervisionando todos os ensaios. Ela assina a edição de moda do shooting com Isabeli Fontana, que tem fotos da Mariana Maltoni e beleza da Amanda Schön.
Hick Duarte também assina o editorial especial com as peças da nova coleção da Burberry, misturando fotografia digital com print de filme. Gui Paganini cria uma atmosfera cosmic sci-fi com sua luz impecável; Cecilia Duarte estreia na FFW com sua fotografia natural, a mulher como um poema solto no vento; Cassia Tabatini fotografa um casting peculiar em uma história sem começo, meio e fim e por isso mesmo com um resultado interessante e diferente. E a dupla Helm Silva e George Krakowiak fazem mais uma colaboração juntos, sempre com um resultado que é fresco tanto na fotografia quanto no styling.
E isso é só uma amostra do que você vai encontrar nas 200 páginas da edição.
Para que mais uma revista se realizasse, contamos com o apoio da Burberry, Adidas, Melissa, Ellus, Armani, Uma, Osklen e Escudero. ♥
A FFW está à venda em São Paulo e em breve também chega a outras capitais. Na próxima semana, ela também poderá ser comprada online.