São Paulo, Rio e Santa Catarina estão entre os estados que fecharam shopping centers e lojas de rua na sexta, com previsão de abertura somente em 30 de abril. Academias e outros centros comerciais também estão seguindo as mesmas orientações. No momento, ficam abertos serviços como supermercados e farmácias.
Em São Paulo, o shopping Iguatemi emitiu um comunicado na sexta confirmando que suas lojas estarão fechadas até 30 de abril, com exceção das Farmácias Iguatemi e Droga Raia e supermercado Pão de Açúcar, que irão operar em horário reduzido, das 12h às 20h. O JK Iguatemi também segue a mesma ordem. Outros empreendimentos, como os shoppings Morumbi, do Grupo Multiplan, e Anália Franco, na Zona Leste da capital, estão com todas as suas operações. fechadas 30.04.
Segundo o jornal Estadão, já são mais de 400 shoppings fechados, com Sudeste, Sul e Centro-Oeste sendo as regiões mais afetadas.
Porém 13 estados ainda estão, a princípio mantendo lojas e shoppings funcionando, porém com serviço reduzido. Minas Gerais, Paraná, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Acre e Pará continuam com o comércio aberto, mas com limitação de horário.
Estilistas e empresários procuram manter seus negócios ativos incentivando canais digitais para manter o contato com o consumidor e também vender pelo e-commerce. Apesar de no momento atual ítens de vestuário ficarem lá para o fim da fila, essas empresas também são negócios com funcionários e, como muitos outros segmentos, irão sofrer perdas ainda imensuráveis durante esse período.
Abaixo, o chamado de Flavia Aranha que criou uma estratégia de incentivo de compras em sua loja.