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    A nova investida da Nike contra os resellers

    A marca agora pode não dar reembolso e deletar a conta de usuário que utilizar bots para compras

    Foto: reprodução The Sole House

    A nova investida da Nike contra os resellers

    A marca agora pode não dar reembolso e deletar a conta de usuário que utilizar bots para compras

    POR Gabriel Fusari

    Desde que descobriu que as vendas de segunda mão têm lucrado exponencialmente sob seus produtos esgotados, a Nike tem engrossado o caldo com os resellers. Há anos, a marca tem tentando – quase em vão – impedir que pessoas comprem calçados e façam revendas. Mas agora, a marca anunciou uma nova investida que inclui penalidades maiores a quem infringir seus direitos nos Estados Unidos.

    A Nike alega que esses revendedores profissionais utilizam programas de bots para serem os primeiros a comprar os lançamentos e depois revendê-los por um valor mais alto. Um dos casos recentes ocorreu com a a colaboração entre a marca e a Louis Vuitton para o lançamento do LV x Nike Air Force 1 em julho, em que um reseller estava revendendo o tênis – que custava US$2.527 – por US$9.785, como contextualiza o site Lifestyle Asia.

    A compra por meio de bots nos sites das marcas e leilões é uma prática que tem aumentado nos últimos anos, em especial após a pandemia. Os bots burlam o sistema de venda para que compradores consigam obter com rapidez ítens que esgotariam rápido em seus lançamentos.

    Foto da coleção de Sneaker do filho da ex-vp da Nike / Foto: Complex

    A marca disse ao jornal The Wall Street Journal que a partir de agora pode cancelar compras e cobrar taxas de reabastecimento dos consumidores-robôs, além de recusar fornecer reembolsos e suspender suas contas.

    A Nike ainda justifica que essas medidas foram tomadas em respeito aos clientes que não conseguem comprar os produtos da marca pelo preço oficial e por conta disso acabam tendo que pagar um valor mais elevado para esses vendedores, que por sua vez têm tido margens de lucros maiores que a própria Nike com a venda dos tênis. Não se sabe se tais medidas serão aplicadas no Brasil ou somente no mercado estadunidense. A previsão é que o resale de tênis vá movimentar até 30 bilhões de dólares no mundo todo, como aponta pesquisa do Cowen Equity Research.

    Vale lembrar que no início de 2021 a então Vice Presidente da Nike Ann Hebert pediu demissão do seu cargo por conflito de interesses, ao ter sido revelado uma ligação com o negócio milionário de revenda de sneakers de seu filho Joe Hebert.

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