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    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais

    As principais notícias – do consumo consciente! – da semana que você não pode deixar de saber.

    Enjoei abre sua primeira loja física em São Paulo, o lucro recorde da plataforma de roupas second-hand Vinted e muito mais

    As principais notícias – do consumo consciente! – da semana que você não pode deixar de saber.

    POR Julia Lange

    Vestiaire Collective: “A ideia de que fast fashion é mais acessível é errada”

    A Vestiaire Collective, plataforma de compra e venda de roupas second-hand, em parceria com a Vaayu, software de Inteligência Artificial (IA) para monitorar o impacto ambiental em tempo real das empresas de moda, lançou um estudo que analisa o comportamento do consumidor neste segmento. Segundo o estudo, 79% dos artigos comprados na Vestiaire Collective evitam uma compra “pela primeira vez”, “o que significa que a maioria dos compradores opta por itens usados em vez de novos”. Além disso, a plataforma também verificou que apenas 12% dos pedidos são compras por impulso, “indicando que a maioria das compras é considerada e intencional”. Ao comparar com o segmento de moda em “primeira mão”, a Vestiaire Collective concluiu que comprar um item usado tem um custo ambiental 90% menor. “Estes resultados destacam a importância do mercado second hand na promoção de um consumo mais consciente e sustentável”, finaliza a investigação.

    Plataforma Vinted registra recorde de vendas e registra lucro pela primeira vez

    A loja online e app de second-hand e revenda de peças Vinted (que brinca com a sonoridade da palavra vintage), fundado na Lituânia em 2008, atingiu um recorde de aumento de vendas. A plataforma chegou a registrar prejuízos por um período, mas, pela primeira vez em sua história, reportou um aumento de vendas de 61%, chegando a quase 600 milhões de euros. Isso é apenas mais um exemplo da força cada vez mais significativa do mercado second-hand, que espera atingir 73 bilhões de dólares em faturamento até 2028, com uma média de crescimento anual de 11%, segundo estudos do ThredUp.

    Enjoei abre primeira loja física na cidade de São Paulo

    A Enjoei anunciou a abertura de sua primeira unidade física em São Paulo no final do mês de abril. O marketplace de compra e venda de roupas usadas já soma mais de 15 anos no ambiente digital escolheu o bairro da Vila Madalena para o primeiro ponto físico. Um processo de expansão para outros pontos locais por meio do modelo de franquias está nos planos da empresa que quer chegar a 300 lojas. Além disso, a Enjoei trará lojinhas de celebridades em suas unidades físicas onde os consumidores poderão adquirir roupas usadas por nomes como GKay, Malu Borges entre outras.

    Mercado de second-hand cresce 7 vezes mais do que o de roupas novas

    O mercado de roupas usadas nos EUA atingiu US$ 43 bilhões (equivalente a R$ 224 bilhões) em 2023, quase o dobro dos US$ 23 bilhões (119,8 bilhões) registrados em 2018, segundo relatório da ThredUp. O mercado global de roupas usadas cresceu três vezes mais rápido do que o mercado geral de varejo de roupas em 2023, conforme aponta o relatório. O CEO da ThredUp, James Reinhart, apontou que o aumento se deve à conscientização do consumidor em relação à indústria.

    Riachuelo lança primeira coleção de moda circular

    A Riachuelo anunciou o lançamento de sua primeira coleção de moda circular, cujas peças foram confeccionadas com fibras recicladas, provenientes de resíduos têxteis de sua própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, estabelecido em 2002, e contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). De acordo com a marca, a coleção possibilitou a reutilização de mais de oito toneladas de resíduos têxteis, que viraram camisetas, shorts, moletom, e peças jeans, incluindo jaqueta, calças, saia e colete. As parceiras para que isso fosse possível foram Vicunha e Tecelagem Dalila.

    Segundo o BoF, a utilização do plástico na moda está longe de acabar

    Um novo estudo realizado pelo centro de investigação e desenvolvimento do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA, descobriu que os plásticos cresceram em uso mais do que qualquer outro material na Terra durante a última década, com consequências significativas e prejudiciais para a saúde humana e o ambiente. A poluição por carbono criada pela produção de plástico é responsável por 2,24 gigatoneladas de CO2 por ano, ou quase cinco por cento de todas as emissões globais. O plástico, na forma de poliéster, acrílico, náilon e elastano, já é parte da indústria da moda. Segundo o BoF, o poliéster barato, durável, funcional e abundante é hoje o têxtil mais utilizado no mundo, representando mais de metade da produção global. Nem sempre foi assim; antes de 2000, as fibras naturais dominavam a indústria da moda. Um relatório recente patrocinado pela Lululemon e publicado pelo grupo comercial Textile Exchange, chamado “The Future of Synthetics”, afirma que grandes marcas da indústria ainda são dominadas por interesses corporativos e estão focadas na promessa de reciclagem e reutilização, apoiando-se em tecnologias que ainda não foram comprovadas em escala, não são competitivas em termos de custos e não conseguem resolver o problema fundamental da superprodução.

    Levi´s lança coleção sustentável com peças feitas com algodão de transição

    A Levi’s lançou sua mais recente coleção WellThread, mantendo seu compromisso com a sustentabilidade, estilo e inovação. A linha utiliza algodão de transição e corantes naturais para reduzir os impactos ambientais da produção de roupas, oferecendo peças atemporais em tons neutros e tradicionais. O algodão de transição é fornecido por pequenos agricultores na Índia, incentivando práticas agrícolas sustentáveis. A coleção inclui peças como a calça Orchard Soft-Structured e a jaqueta Down to Earth Trucker para mulheres, além do Mom Shorts que possui uma estampa botânica pixelizada feita à base de plantas em azul claro quase imperceptível.

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