FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Salvador ferve! 4 criativos locais dividem suas dicas da capital baiana

    Destino das férias dos que buscam escapar do eixo Rio-São Paulo, a capital baiana vive uma de suas fases mais criativas e efervescentes.

    Salvador ferve! 4 criativos locais dividem suas dicas da capital baiana

    Destino das férias dos que buscam escapar do eixo Rio-São Paulo, a capital baiana vive uma de suas fases mais criativas e efervescentes.

    POR Laura Budin

    Na véspera do início do verão, Beyoncé colocou Salvador no centro das atenções do Brasil – e do mundo – ao baixar de surpresa na capital baiana para a primeira pré-estreia do seu filme ‘‘Renaissance’’ e da festa Renaissance Club no Hemisfério Sul. Em questão de minutos, Salvador foi parar no trending topic mundial.

    A escolha da cantora não foi à toa: a cidade tem mais de 80% da população de afrodescendentes e sempre despertou fascínio. E não para aí: também acaba de receber o título de Melhor Destino Criativo do Mundo pela Creative Tourism Network. Outras figuras internacionais da cultura pop também passaram dias na cidade recentemente, entre elas, as atrizes Viola Davis e Angela Bassett como convidadas do festival Liberatum, Indya Moore – que veio fotografar Vogue Portugal e se apaixonou por Salvador – e a cantora Kelela, outra que curtiu férias por lá.

    Repetindo toda a efervescência cultural que marcou a cultura brasileira nos anos 1960 e 1970, a capital baiana é polo de criatividade, expressão e euforia, como há tempos não se via: são de lá nomes que vem se destacando nacionalmente nas artes, na música e na moda.

    Convidamos 4 criativos e agitadores culturais locais e apaixonados pela cidade para dividir de seus lugares, eventos e segredos que fazem de Salvador o lugar para se estar.

    Mercado Modelo.

    O centro histórico pulsa novamente

    Dos paralelepípedos e casario colorido do Pelourinho ao tradicional Mercado Modelo – que acabou de ser reaberto e ganhou a Galeria Mercado, no subsolo – Salvador guarda verdadeiras gemas do patrimônio nacional em sua região. Atualmente, prédios do centro histórico da cidade passam por uma enorme renovação.

    A região também ganhou novos hotéis como o Fera Palace, uma filial do Hotel Fasano, ao lado do tradicional cinema de rua Cine Glauber Rocha. Novos museus ocuparam prédios antigos que agora estão abertos à visitação, como o incrível Museu da Música da Bahia e a novíssima Casa de Histórias de Salvador.

    ‘‘As praças do Pelourinho sempre tem festas acontecendo com uma diversidade musical impressionante e os mais legais, muitos gratuitos. As segundas, o start do verão são os Ensaios do Cortejo Afro que sempre recebe convidados ilustres da música nacional’’ nos conta Uran Rodrigues, agitador cultural, apresentador do programa Tela Preta e idealizador do baile O Pente.

    Bar Beco dos Artistas em Rio Vermelho, Salvador.

    A nova cena musical pulsa

    Salvador é – e sempre foi – berço de grandes artistas da música e mais recentemente viu surgir uma nova geração de talentos que já ultrapassaram as fronteiras regionais: BaianaSystem, Luedji Luna, Xênia França e Baco Exu do Blues e uma novíssima safra de artistas e bandas que misturam influências do axé, pagode, samba e funk começam a atrair atenção nacional como a Afrocidade, a Attoxxá, o Kanalha só para citar alguns.

    O festival nova iorquino Afropunk, que acontece em Salvador há 3 anos, vai ganhar um trio no Carnaval 2024. Nos palcos do festival já subiram nomes como Alcione, IZA e Victoria Monet numa celebração da cultura afro-brasileira.

    Outro pilar da cultura jovem, negra e queer da cidade é a Batekoo, que se tornou uma grande referência quando o assunto é festa e expressão pessoal – eles acabam de inaugurar um endereço fixo com a Casa Batekoo, na Praça das Artes.

    ‘‘Mas o fervo mesmo acontece no Rio Vermelho, com shows no Largo da Dinha, às segundas e terças com Mãe Ana e o famoso Sarau da Casa da Mãe, toda diversidade nos bares Boteco do Paulista e Bar Beco dos Artistas com performances drag e karaokê e o jovens quebrando tudo no Bombar e A Borracharia com programação variada aos finais de semana’’, destaca Uran que também indica o “Banho de Mar à Fantasia” (@queladeiraessa), na Ladeira da Preguiça e os bloquinhos pré Carnavalescos Urso da Meia Noite e DHJ8 para quem quer mergulhar na cena musical baiana.

    Quando o assunto é rolê noturno, o Rio Vermelho é onde você com certeza vai cruzar com Loo Nascimento, empreendedora em iLoostre e dresscoração, que costuma sempre checar o que está rolando no Bombar RV: “é o bairro onde a ‘noite termina.’’ diz ela.

    Casa Ateliê Mão de Mãe, em Salvador.

    Moda

    Já na moda, Gefferson Vila Nova, Dendezeiro, Isaac Silva, Sillas Filgueira, Meninos Rei e Ateliê Mão de Mãe se destacam como nomes que espalham a cultura e o estilo de vida da capital baiana pelo Brasil por meio de suas criações.

    ‘‘Acreditamos no desenvolvimento da cidade, abrimos nossa sede Casa Ateliê Mão de Mãe muito pautado no respeito a nossa cadeia produtiva e a sociedade tem a ganhar com isso. Somos promissores ao investir em um empreendimento aqui, por que acreditamos. O Nordeste como um todo exporta moda, música, cultura, enfim uma vasta nova geração de designers vem mudando essa cena. E nós do AMM consideramos essencial esse movimento’’, explicam Patrick Fortuna e Vinicius Santana, dupla à frente da marca Ateliê Mão de Mãe, que acaba de abrir sua primeira loja física em Salvador.

    A maioria das marcas atende com hora marcada e algumas delas podem ser encontradas na multimarcas Nordestesse do Shopping Barra.

    Museu de Arte da Bahia, em Salvador.

    Arte

    Para Loo Nascimento, um programa imperdível em Salvador são os museus. ‘‘Indico conhecerem os museus maravilhosos que a cidade tem, como o Memorial das Baianas de Acarajé’’, que recentemente passou por uma revitalização e fica localizado no Centro Histórico.

    O Museu de Arte Moderna (MAM-BA), que atualmente exibe o trabalho de Walter Firmo, além de eventos como tardes de jazz, dub e reggae diante do pôr do sol mais lindo do mundo, é parada obrigatória. O espaço fica dentro do Solar do Unhão, remodelado por Lina Bo Bardi, que viveu na cidade e deixou sua marca por lá.

    Novíssimos espaços de arte como o Museu de Arte Contemporânea da Bahia, que abriu em setembro de 2023 e as galerias Pivô, Galatea e Nonada também valem a visita.

    Festividades Tradicionais

    Das ruas ao mar, a Lavagem de Bonfim (na segunda quinta-feira do ano) e a Festa de Iemanjá, (2 de fevereiro) no Rio Vermelho são as festividades mais conhecidas de Salvador. Nascidas das tradições do catolicismo e do candomblé, as festas atraem milhares de pessoas e é comum encontrar celebridades – e fashionistas – em um momento mais relaxado curtindo as festas que percorrem as ruas da cidade.

    Anota as dicas dos :

    Salvador ferve por Uran Rodrigues

    ONDE COMER
    Restaurante Omí, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca; Dona Mariquita; Vini Figueira Gastronomia e Solar Gastronomia da chef Dea Nascimento.

    ONDE BEBER
    Purgatório Bar com drinks autorais assinados por Jonatan Albuquerque.

    ONDE SE DIVERTIR
    A.B.O.C.A Centro de Artes no Bairro de Santo António Além do Carmo com a banda de Açúcar Portela e Vejo Araújo, Baile O Pente mensalmente no Bombar RV e no Carnaval no Camarote Red com black music, pop, pagode e afrobeats.

    NÃO DEIXE DE IR
    Museu Nacional de Arte Afro-Brasileira no Centro Histórico e Casa do Carnaval da Bahia Mãe Comida Afetiva para ter uma vista especial da Baia de Todos os Santos.

    AS MELHORES PRAIAS
    Praia da Gamboa e Praia de Jaguaribe

    UMA FESTIVIDADE
    A festa de Iemanjá, no 2 de fevereiro, no Rio Vermelho

    Salvador ferve por Loo Nascimento

    ONDE COMER
    Restaurante Dona Suzana, na comunidade Solar do Unhão

    ONDE BEBER
    Bar Velho Espanha e Praça da Dinha.

    ONDE SE DIVERTIR
    Baile O Pente e Casa Batekoo.

    NÃO DEIXE DE IR
    Memorial das Baianas do Acarajé e Museu da Cultura Afro-Brasileira.

    AS MELHORES PRAIAS
    Porto da Barra e Praia das Neves.

    UMA FESTIVIDADE
    Festa de Iemanjá, no 2 de fevereiro.

    Salvador ferve por Vinicius Santana e Patrick Fortuna

    ONDE COMER
    Cantinho da Jô

    ONDE BEBER
    Boteco do França.

    ONDE SE DIVERTIR
    Festival Afropunk Bahia.

    NÃO DEIXE DE IR
    Mosteiros, igrejas e com certeza, a casa Ateliê Mão de Mãe.

    AS MELHORES PRAIAS
    Praia da Gamboa

    UMA FESTIVIDADE
    A festa de Iemanjá, no 2 de fevereiro, no Rio Vermelho

    Não deixe de ver
    Gisele Bündchen lança seu livro ‘Nutrir’ no Brasil
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Salvador ferve! 4 criativos locais dividem suas dicas da capital baiana
    Onde encontrar fantasias criativas para o carnaval 2024
    Rimowa apresenta sua mais nova cor
    Feira da Jabuticaba celebra vigésima edição em São Paulo
    Bulgari traz ao Brasil exposição exclusiva
    Gammba: a marca que une moda e bem-estar acaba de nascer
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool