Jaguar mudou identidade visual e fãs ficaram irados com a nova estética da marca
Entenda melhor o design da marca inspirado na Bauhaus e Pop Art Britânica.
Jaguar mudou identidade visual e fãs ficaram irados com a nova estética da marca
Entenda melhor o design da marca inspirado na Bauhaus e Pop Art Britânica.
A Jaguar, clássica montadora de carros de luxo, tomou uma decisão arriscada ao abandonar o icônico felino que ilustrava sua marca desde os anos 1950, adotando um design totalmente minimalista. Seguindo uma tendência já adotada por várias marcas de luxo e tecnologia na última década, a montadora optou por essa nova identidade para marcar uma transição no seu modelo de negócios, que, a partir de 2026, será focado exclusivamente em carros elétricos.
“Esta é uma reinvenção que resgata a essência da Jaguar, retornando aos valores que outrora a tornaram tão amada no passado, mas que permanece sendo relevante para o público contemporâneo”, explicou Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar.
A nova identidade visual combina influências da Bauhaus e da Pop Art britânica, buscando resgatar a essência original da Jaguar. No entanto, a recepção nas redes sociais foi mista. Enquanto alguns elogiaram a inovação, outros consideraram a mudança desnecessária e desrespeitosa à história da marca. Muitos fãs argumentaram que a Jaguar deveria manter suas origens, preservando os motores V8 a combustão. Houve também quem questionasse a aparente contradição entre o estilo Pop Art, com raízes nos anos 1950, e a promessa de futurismo representada pelos carros elétricos. Surgiram também piadas quanto ao video de divulgação da mudança, quesitonando se era uma marca de carros de luxo ou marca de moda.
Para se ter uma ideia, no Facebook da marca, o anúncio gerou mais de 4 mil reações, sendo a maioria de risada e choro. Isso sem contar os inúmeros memes que rolaram pelo X (ex-twitter) assim que foi anunciada a mudança.
A nova fonte adotada pela marca lembra a Universal, criada por Herbert Bayer na escola Bauhaus em 1925. Assim como a original, ela valoriza simplicidade e funcionalidade. O rebranding também se inspira no uso das cores primárias, características marcantes da Bauhaus — afinal, é possível pensar no movimento sem vermelho, amarelo e azul?
Agora, a grande questão é como os novos carros refletirão essa mudança. Serão inspirados nos modelos clássicos lançados há mais de 60 anos? Terão uma estética retrofuturista? Ou manterão as linhas já conhecidas? Essas dúvidas começam a ser respondidas a partir de 2 de dezembro, quando a Jaguar promete divulgar mais detalhes sobre a nova identidade visual, seus produtos e lojas.
- Da cozinha para o nécessaire: como a gastronomia está Inspirando a indústria de cosméticos →
- A diversidade não está mais na moda? →
- Livro Babado Forte, de Erika Palomino, ganha segunda edição atualizada →
- FLO: As Vozes, o Estilo e a Ascensão do Trio Britânico de R&B →
- Exclusiva FFW: a única entrevista de Virgil Abloh a um veículo brasileiro →
- Nico, 1988: Tudo o que você precisa saber (ou relembrar) sobre a artista antes de ver o filme →
- FFW Entrevista exclusiva: a única de Virgil Abloh a um veículo brasileiro →
- Jonathan Anderson e Virgil Abloh, da Off-White, são os estilistas convidados para a próxima edição da Pitti Uomo →
- Ex-designer de acessórios de Cris Barros abre grife exclusiva de bijoux →
- Serenidade por Can Dağarslani →