google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

Selecione
Ordenar por

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
15.05.2018 / Sustentabilidade / por FFW

A revolução da transparência e os Millennials

Por Larissa Roviezzo

Reprodução
Reprodução

Cinco anos após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, no dia 24 de março de 2013, o movimento internacional do Fashion Revolution nos convida a discutir e questionar o verdadeiro custo e impacto da indústria da moda.

Após o evento, que deixou 1.133 mortos, a principal questão a analisar é a condição de trabalho que os trabalhadores da indústria do vestuário enfrentam. Longas horas de jornada, baixos salários, falta de segurança e direitos trabalhistas. Porém, este é só um lado dos problemas da complexa cadeia têxtil. Como garantia do consumo acessível nos grandes centros (fast-fashion), a desigualdade e exploração dos trabalhadores, principalmente em países como Índia, Paquistão e Bangladesh, pareciam até então justificáveis. Um ciclo alimentado pelo consumidor que tem fome de consumo, empresas com fome de lucro e que, por sua vez, pressionam produtores a baixar o custo, o que incentiva essa economia mundial que insiste em medir progresso no contínuo crescimento de números.

Talvez a maior contribuição do Fashion Revolution seja o entendimento de que comprar uma roupa significa comprar uma cadeia de valores e relacionamentos. Uma cadeia que até então não era questionada e não precisava ser transparente. Mas porque essa transparência é tão fundamental? Transparência é sinônimo de cooperação. Co-trabalhar pensando não só no meu, mas também no ganho do outro, é fundamental para um crescimento sustentável. E considerando a idealização de um dos maiores objetivos como a economia circular, a transparência é o fio condutor que levará a moda até lá. Sem transparência sobre os processos químicos, processos na cadeia de produção e investimentos tecnológicos para a reciclagem têxtil, essa realidade se torna cada vez mais distante. E assim sendo, com transparência, o consumidor passa a ser responsável por sua escolha. Uma responsabilidade que para muitos não é levada em consideração, afinal já temos problemas demais para nos preocupar com as condições nas quais nossas roupas foram produzidas. Mas, no final, esse é de fato o grande triunfo da força do consumo, a escolha. A consciência de quem eu apoio e como diretamente colaboro para o crescimento do mesmo. Para alguns, essa consciência foi gerada a partir da mudança de hábitos alimentares e bem estar: vegetarianismo, slow food, senso de comunidade, conexão com a natureza,…. Para outros, ela veio na mudança de valores, no despertar de novos padrões, respeito ao próximo e ao meio.

Na verdade, essa transformação de consciência é atribuída também à atual geração, chamada de Millennials, que dá maior importância ao propósito e ao impacto positivo do produto. Os Millennials não só valorizam a “causa” em vez do “lucro”, mas também esperam que as empresas criem um impacto positivo no meio em que atuam. Ou seja, um público que cresceu com o privilégio da acessibilidade, mas não está preocupado apenas com mais “um produto”, e sim com a experiência e o significado em torno dele.

Um artigo publicado no site do Grupo Credit Suisse traz informações sobre um estudo da consultoria Nielsen and Deloitte que mostra que os millennials são a geração mais consciente em relação a sustentabilidade e estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços alinhados a essa ideia ou direto de empresas com projetos ambientais e sociais. Basta saber se a indústria está disposta a tais mudanças ou o quão rápido ela vai responder a esse estímulo.

Tabela mostra que a sustentabilidade está no topo das considerações / Reprodução
Tabela mostra que a sustentabilidade está no topo das considerações / Reprodução

Confiança, responsabilidade social e compromisso emocional fazem parte da cultura dos princípios e das expectativas desse público. Sendo assim, comunicar-se e alinhar-se com a mudança de valores desse novo consumidor é e será o diferencial competitivo no campo dos negócios.

O ainda não explorado campo prático do termo “sustentabilidade” pode parecer um conceito “raso” se olharmos com a mentalidade e padrões de como os negócios são feitos até hoje. Mas na verdade, esse campo prático nada mais é do que um conjunto de valores e ações que, quando verdadeiramente aplicado olhando para nossas futuras atividades profissionais, nos apresenta um extenso leque de novos frutos e oportunidades que talvez seja difícil de visualizar no ponto que estamos hoje em dia.

Em um futuro muito próximo, a ideia de fazer negócio com propósito e impacto positivo não será um detalhe nas entrelinhas, mas sim, o centro expansivo e a porta da inovação na industria têxtil. É a moda novamente refletindo uma transformação de comportamento na sociedade. #fashionrevolution

Larissa Roviezzo é mestre em sustentabilidade na moda pela ESMOD e mora em Berlin. Com experiência em marketing e desenvolvimento de produto, é especialista em estratégia de moda sustentável.

Tweetar

Relacionados

Ver todos
1-1
Arquitetura

A nova loja de Flavia Aranha nos Jardins em São Paulo

img_1499
Moda

SPFW 25 anos: estreias > a marca vegana Renata Buzzo

trabalho de Scarlett Young
Moda

A virada digital da moda em 2020 e transformações na jornada pela sustentabilidade

Eloisa Artuso, uma das organizadoras do Fórum Fashion Revolution / Cortesia
Sustentabilidade

A programação do Fórum Fashion Revolution, que começa nesta quarta!


Veja Também

lana del rey está de volta com Chemtrails Over the Country Club
Música

Supernova > a primeira coluna com as novidades musicais de 2021

prada
Moda

Inverno 21: Acompanhe ao vivo o desfile masculino da Prada neste domingo

salvamor6
Moda

Salvamor

foto: reprodução
tendências

Como a tecnologia e as redes transformaram a pesquisa de tendências

kylie jenner com vestido bottega venta by daniel lee
Moda

O que estaria por trás da saída da Bottega Veneta das redes sociais

https___ffw-com-br_image_2021_01_prada-spring-summer-2021-collection-campaign-raf-simons-3
Moda

A nova campanha da Prada e o que esperar da primeira coleção masculina de Raf Simons e Miuccia

captura-de-tela-2021-01-06-as-22-22-31
Moda

FFW Shooting > Amaralina com Rebeca Farias

saint-laurent_summer21_video_gaspar_noe_still_04_hr
Moda

Gaspar Noé, o diretor de Love assina novo filme da Saint Laurent. Assista

screen-shot-2020-12-23-at-2-54-16-pm
Moda

Amor platônico e tragédias gregas inspiram fashion film da Pége

ellyester001
Moda

Give back! Vulve! Retornar!

O desfile (vazio) de estreia de Raf Simons na Prada / Cortesia
Moda

2020: O ano em que a pandemia parou o mundo e mudou a moda

DJ Phephz. Foto: Samuel Wenceslau
Música

FFW & VENENO: SATURDAY NIGHT AT HOME > DJ Phephz > 19.12


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2021 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×