google translate
SPFW
FFWMAG
Fashion Tour
Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

Selecione
Ordenar por

SPFW  FFWMAG  Fashion Tour  Projeto Estufa

HomeDesfilesNotíciasModa
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
BelezaTrends
TrendsFFW Ama
Lifestyle
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
BlogVídeosTudo

HomeDesfilesNotíciasModaBelezaTrendsLifestyleBlogVídeosTudo
ModaNotíciasStreet StyleRed CarpetShooting
TrendsFFW Ama
LifestyleGenteFestaFila ACulturaViagemDesign
SPFWFFWMAGFashion TourProjeto Estufa
 
03.05.2019 / Sustentabilidade / por FFW

Como estar por dentro e antecipar o que amanhã já será uma realidade nas ruas?

Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

*Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião deste site.

Quando falamos em tendências de mercado, é impossível prevermos o futuro e uma forma fácil de anteciparmos os comportamentos. As tendências e os acontecimentos do mundo têm mudado numa velocidade assustadora. O que antes levava uma década se transformou em um ano e agora parece acontecer no mês seguinte, e isso não muda muito considerando em que lugar do planeta você está.

Para quem trabalha com design e moda, essa velocidade da mudança parece ser ainda mais intensa. Mas como estar por dentro e antecipar o que amanhã já será uma realidade nas ruas? A resposta está na ciência e na pesquisa. Existem estudos baseados em dados estatísticos, métodos científicos de observação e de comportamento. Os pesquisadores traduzem ritos, rituais e símbolos que podem dar pistas e sinais claros, conduzindo para onde caminham as preferências.

Existem pelo mundo agências especializadas que realizam verdadeiros dossiês de tendências. Não são estudos que vão apontar simplesmente as cores das próximas coleções ou as texturas dos tecidos. Vai muito além disso. Eles apontam comportamentos ligados à consciência sustentável, por exemplo.

Vejamos o exemplo do uso de canudos descartáveis, esse tipo de descoberta que apresenta os aspectos negativos de um determinado produto tem se espalhado com mais força e mais rapidamente do que em outros tempos. Isso identifica que o público se preocupa mais com a sustentabilidade do planeta, o que reflete nas criações de moda. Obrigam produções mais conscientes na área ambiental e também comportamental, influenciam campanhas publicitárias, apontam preferências de compra, tudo se interliga, desenhando assim uma realidade objetiva e sólida.

As agências de tendências trabalham como uma espécie de curadoria, analisando pessoas alfas que geralmente se antecipam aos gostos e preferências, que adotam comportamentos antes das demais pessoas. São indivíduos disruptivos e que de certa forma estão à frente nas referências de moda, como se fossem um farol dando sinais de que aquilo que eles adotam irá servir de inspiração. Com o olhar dessas pessoas e de outros setores, as agências traduzem informações de forma didática para quem precisa delas poder criar novas coleções, por exemplo.

Nestes últimos anos, conforme as tendências têm se concretizado, temos notado um crescimento na importância do posicionamento das marcas, sobre assuntos sociais e inclusivos. As pessoas estão expostas a tanta informação tecnológica que as marcas que se posicionarem de forma mais humanas terão vantagem. Convivemos hoje com um bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência no mundo. Isso pode ser incrível como potencial de mercado, pois é uma grande oportunidade de integração real com este público. Concentrar as narrativas na individualidade emocional das pessoas é um caminho assertivo. As pessoas amam marcas que amam pessoas.

Como outros estudos científicos, são caros e requerem tecnologia avançada, pesquisadores altamente técnicos e capacitados, e um olhar global que não se consegue estando em um único lugar do mundo. Aí está a importância do trabalho colaborativo, onde adquirimos estudos e análises em conjunto, com empresas e instituições aliadas e alinhadas para alcançar os objetivos de mercado e de propósito com o que pretendem lançar aos seus públicos. A moda é reflexo da identidade na sociedade. Abrir a mente e compreender algumas tendências pode ser a chave do sucesso para as organizações e para a vida pessoal dos profissionais.

 

Amélia Malheiros é assessora executiva do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e Gestora da Fundação Hermann Hering. Com mais de 20 anos de experiência no mercado da moda e design, é pós-graduada em Marketing Empresarial pela FAE e tem MBA pelo INPG. Vê a inovação e a sustentabilidade como almas nas organizações e ama estar conectada com a natureza.

O BLOG DO FFW É UM ESPAÇO ABERTO  PARA TROCA DE IDEIAS E CONVERSAS SOBRE MODA, COMPORTAMENTO, ARTE E NEGÓCIOS. PARA TER SEU TEXTO PUBLICADO AQUI NOS ENVIE UM EMAIL PARA NEWS@FFW.COM.BR COM O ASSUNTO “BLOG”. CASO APROVADO POR NOSSA EQUIPE SERÁ PUBLICADO NESTE ESPAÇO.
Tweetar

Relacionados

Ver todos
1-1
Arquitetura

A nova loja de Flavia Aranha nos Jardins em São Paulo

img_1499
Moda

SPFW 25 anos: estreias > a marca vegana Renata Buzzo

trabalho de Scarlett Young
Moda

A virada digital da moda em 2020 e transformações na jornada pela sustentabilidade

Eloisa Artuso, uma das organizadoras do Fórum Fashion Revolution / Cortesia
Sustentabilidade

A programação do Fórum Fashion Revolution, que começa nesta quarta!


Veja Também

img_2066
Moda

Trend Alert: Athflow, a tendência de moda que será ainda maior em 2021

Desfiles, Moda

Schiaparelli - Alta Costura verão 21

Desfiles, Moda

Iris Van Herpen - Alta Costura verão 21

looks do inverno 21 da Y/Project e a mule, resultado da collab com a Melissa. Foto: cortesia Y/Project
Moda

Melissa revela colaboração com a Y/Project durante desfile em Paris

captura-de-tela-2021-01-22-as-13-23-15
Moda

Y/Project: como a marca se mantém entre as mais relevantes da moda hoje

Pearl Charles - Only For Tonight
Música

Supernova: os 8 lançamentos musicais favoritos da semana (17 - 23.01)

foto: dainis graveris
Beleza

Explante de silicone: por que mulheres estão tirando a prótese sem substituí-las

peter doig em seu estúdio. foto: cortesia dior
Moda

Assista ao desfile masculino da Dior Inverno 21 ao vivo aqui

lvmenfw21
Moda

Assista ao desfile masculino da Louis Vuitton por Virgil Abloh ao vivo

fotos: Cortesia Burberry/ Kenny Germé
Moda

Burberry revela pré-coleção de inverno 2021. Veja todos os looks

5296f287-8d67-480d-8fef-520888c5bc7b
Moda

FFW entrevista: Lucas Nascimento e sua nova marca An-Na London pensada para os novos tempos

lana del rey está de volta com Chemtrails Over the Country Club
Música

Supernova > a primeira coluna com as novidades musicais de 2021


Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
Quem SomosExpedientePolítica de PrivacidadeAnuncieEnvie seu PortfolioNewsletter
© 2021 IMM Moda. Todos os direitos reservados | site parceiro do UOL Universa | design ps.2

Assine a newsletter do FFW

Seja o primeiro a ter acesso a conteúdos exclusivos. Nós chegaremos ao seu email semanalmente quando tivermos algo realmente cool e relevante para dividir.

×