FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    SPFW: BEAUTY HIGHLIGHTS e dicas de produtos para você copiá-las

    As 5 tendências de beleza mais vistas nas passarelas e uma seleção de produtos testados para reproduzi-las

    Finalizada mais uma bela edição do SPFW, é hora de parar e analisar tudo que vimos, ouvimos e aprendemos em termos de beleza (hello truques de make!) para definir o que se confirmou em termos de tendência de maquiagem, penteados e unhas.

    Da pele natural à volta do foco total na boca depois de anos de uso de máscara, passando pelo uso de tons neons e de novas texturas de produtos para rosto e cabelo, as propostas de beleza vistas nas passarelas trouxeram um frescor e uma originalidade que há anos não se via.

    No fim das contas, a sensação que ficou foi de que a beleza nas passarelas brasileiras está finalmente saindo do papel de mera coadjuvante, para ocupar seu lugar de destaque como uma grande aliada na hora dos estilistas contarem histórias por meio de suas criações. 

    Abaixo, listamos as 5 principais tendências de beleza que nossa beauty expert Laís Andrade, do perfil @cherryglossbr, identificou, após conferir de perto o trabalho dos maquiadores e hairstylists nos backstages dos desfiles do SPFW.

    Abaixo do texto e das fotos de cada tendência deixamos algumas ótimas dicas de produtos, testados pela própria Laís, para você recriar os looks em casa!

    TENDÊNCIA #1: PELE COM CARA DE PELE!

    Depois de anos dominando a cena da beleza com suas (muitas) camadas de base, corretivo e pó de finalização, aquela pele impecável, sem poros, com cara de filtro e muito contour – técnica que simula côncavos e ressalta volumes na face – finalmente foi deixada de lado. Basta conferir o que alguns dos mais renomados maquiadores do país, como Helder Rodrigues, Vanessa Rozan e Laura La Laina, trouxeram para as passarelas dessa SPFW: uma pele com viço, cara de saúde, com texturas sim senhor, e uma naturalidade que dá gosto de ver.

    Para criá-la, alguns maquiadores apostam em bases com cobertura leves, enquanto outros abrem mão até mesmo delas, preferindo preparar a pele com um bom skincare, composto por bruma de hidratação, serum e hidratante leves, e finalizando com uma leve correção em pontos específicos do rosto.
    Uma mudança muito bem vinda, que reflete também a evolução dos padrões, bem como a importância da autoaceitação e da valorização das características individuais, tão lindas e únicas, de cada pele. 

    TENDÊNCIA #2: BOCA EM FOCO

    Contornada, borrada, laqueada. Metalizada, colorida, matificada, ombré. Cintilante. Texturizada. Cromada. Gliterizada. Absolutamente todos adjetivos que pudermos pensar foram usados para descrever as bocas vistas nas passarelas deste último SPFW. Depois de quase 3 anos do uso de máscaras devido à pandemia, os rostos voltam a se revelar, tendo a boca como personagem principal.

    O destaque dessa edição do SPFW no quesito boca foi certamente o batom aplicado com um efeito “borrado”, que já vinha fazendo sucesso nas redes sociais, e que foi interpretado como uma “boca beijada” por Helder Rodrigues na passarela da LED, e como uma linda boca degradê em tons de laranja, vinho e vermelho, com cara de “acabei de comer uma romã” na visão de Laura La Laina para a beleza de Marina Bitu.

    TENDÊNCIA #3: WET HAIR, DON’T CARE

    O frescor estampado nos fios após um dia de calor, de um banho de chuva – ou mesmo de mar – foi certamente a maior tendência capilar desse último SPFW. Típico de um clima tropical, o estilo traz uma proposta interessante de penteado, e foi interpretado de diferentes maneiras pelos hairstylists. Tivemos desde penteados elegantes que tinham somente a raiz com aspecto molhado, ora criando uma moldura para o rosto, ora penteada para trás contrastando com fios volumosos, até cabelos completamente encharcados, dando vida às sereias urbanas que povoaram as passarelas.

    SUGESTÕES DE PRODUTOS para reproduzir a tendência:

    Spray Água de Coco Laces

    Classic Gel Keune 1922

    TENDÊNCIA #4: MERMAIDCORE

    E falando em sereia… essa certamente foi a estética (ou “core”) que mais ressoou nos beauty looks da SPFW. Seres mitológicos, metade peixe metade humano, que há séculos povoam o imaginário popular, e volta e meia retornam à cultura pop, graças à produções como o recém-lançado live action de A Pequena Sereia da Disney.

    Na beleza, a estética é traduzida por códigos visuais facilmente reconhecíveis, como tons metalizado de verde, lilás e azul; reflexos furta-cor em bocas, olhos e unhas; apliques de pérolas, e pele iridescente com toques de glitter, dando a sensação de um banho de água do mar.

    Na SPFW 55, esses elementos foram usados de formas criativas pelos profissionais da beleza para trazer à vida originais interpretações de sereias modernas, que passam longe do estereótipo. 

    TENDÊNCIA #5: NEW NEON

    Se na moda o minimalismo dos anos 90 segue como uma grande tendência, na beleza a década anterior é a que está em evidência – mas de uma forma atualizada, moderna e bem mais sutil, deixando os exageros um pouco de lado.

    A colorida estética dos anos 80 emprestou sua predileção por tons neons para uma beleza divertida e ousada, vista nas passarelas de grifes como Mnisis e Martins, com pontos eletrizantes colorindo olhos, bocas e bochechas, propondo um update para a beleza da década e trazendo uma nova interpretação do movimento New Wave. 

    Não deixe de ver
    Por trás do figurino de ‘A Loja de Atrocidades’
    O papel dos stylists na indústria da moda hoje
    5 tendências de beleza do SPFW e como copia-las em casa
    Por trás das câmeras: veja a galeria de fotos do backstage do SPFW N48
    Uma galeria de fotos que retratam a atmosfera dos backstages do SPFW N47
    Uma galeria de fotos que ilustram a atmosfera dos backstages do SPFW N46
    Lado B: uma galeria de fotos que ilustram a ambiência dos backstages do SPFW N45
    Concentração, irreverência e alto astral: uma seleção de fotos que ilustra o clima no backstage do SPFW
    Do lado de cá: Veja uma seleção de fotos que ilustram a atmosfera descontraída dos backstages do SPFW N43
    Um giro pelos backstages do SPFW