A nova cena da alfaiataria brasileira
O segmento segue vivo e renovado por jovens designers que aliam a sabedoria do passado aos desejos do consumidor moderno
A nova cena da alfaiataria brasileira
O segmento segue vivo e renovado por jovens designers que aliam a sabedoria do passado aos desejos do consumidor moderno
Após dois anos em casa por conta da pandemia de COVID-19, quem não poderia imaginar que cansaríamos de vestir tantas peças relaxadas? Assim como o streetwear vem perdendo lugar nas passarelas (vide os desfiles mais recentes da Louis Vuitton assinados por Virgil Abloh), as vem ruas dando espaço para a alfaiataria, que conquista cada vez mais uma audiência jovem em busca de peças bem cortadas e especiais.
É também possível perceber um interesse maior pela alfaiataria por parte das celebridades que, em pontos distintos do globo, trouxeram de forma descolada, a alfaiataria para os holofotes. Um dos expoentes é o cantor e ator Harry Styles, que inclusive acaba de assinar uma linha colaborativa com a Gucci focada na alfaiataria, de pegada romântica e deliciosamente vintage.
Surgida na idade média, a alfaiataria passou de um símbolo de status social da burguesia para uma das profissões necessárias para o sustento de famílias e criação de trajes de trabalho nas grandes cidades. O cenário mudou e a técnica artesanal se atualizou com inovações têxteis e demandas do mercado. Para celebrar esse segmento da moda que segue bem vivo e em plena renovação, apresentamos aqui alguns nomes nacionais que estão se destacando por suas criações e negócios.
DOD ALFAIATARIA (JUBBA SAM)
O desejo por algo diferente conectou Jubba Sam com a alfaiataria. Inspirado por seu pai, que usava cotidianamente calças feitas por alfaiates, Jubba decidiu mesclar o estilo clássico das peças artesanais com o streetwear que via em revistas internacionais de skate. Assim surgiu a DoD (de Dapper or Dandy) que está entre o estilo de rua e o estilo de ateliê. Há 30 anos no mercado, Jubba já vestiu diversos clientes que buscavam a compreensão profunda das particularidades dos corpos, sem a padronização que se encontra nos tamanhos e nos estilos das peças.
Hoje ele trabalha seguindo o legado da alfaiataria tradicional, fazendo peças com alfaiates oficiais, calceiros e camiseiros especializados. “Meu processo criativo é bem variado. Desde o cliente que chega com um desejo para uma peça sob-medida até quem chega sem ideia alguma, onde nós vamos entendendo aos poucos a circunstância pela qual a peça será usada”, comenta Juba sobre o processo de produção que conta com 20 pessoas..
Loja Física: Rua Mateus Grou, 540 – Pinheiros, São Paulo – SP, de segunda a sexta, das 12h às 20h e sábado, das 12h às 18h.
Whatsapp: +55 11 93777-3588
Instagram: @dodalfaiataria
Site: www.dodalfaiataria.com.br
RORO REWIND (JULIANA YOSHIE SUGUINOSHITA)
Definida por si mesma como construtora de uma alfaiataria gambiarra, Juliana Yoshie Suguinoshita hoje é um ponto fora da curva ao desenvolver alfaiataria pelo upcycling. Especializada em moda masculina, ela se apaixonou pela alfaiataria e pôde perceber como o tecido é importante no caimento, assim como a escolha de diferentes materiais e estampas pode entregar um resultado surpreendente. “Me apaixonei de novo fazendo upcycling, descobrindo todo o trabalho escultural dos alfaiates de bairro, descosturando e abrindo as peças garimpadas. Eu descosturo e tento fazer alterações mínimas e, na medida do possível, para preservar o trabalho manual já feito quando se trata de alfaiatarias feitas por alfaiates”, comenta Juliana, que trabalha com uma cooperativa de mulheres costureiras para fazer as produções das peças piloto.
Inspirada pelo trabalho de Rei Kawakubo e Yoji Yamamoto, a alfaiate também destaca a linha Artisanal, da Maison Margiela como uma grande referência pelo trabalho de reciclagem e design. Ela acredita que a alfaiataria tem se popularizado cada vez mais, deixando de ter como objetivo principal vestir apenas para casamentos, abrangendo também o uso cotidiano.
Site: www.rororewind.com.br
Instagram: @roro_rewind
SANTIAGO ALFAIATARIA (BARBARA SANTIAGO)
Conhecida por ser um ateliê totalmente matriarcal, a Santiago Alfaiataria tem como mente por trás da empresa a alfaiate Barbara Santiago. Embora tenha começado oficialmente na alfaiataria aos 17 anos, ela recorda que o primeiro contato que teve com a costura foi aos 9 anos, quando desenvolveu um blazer construído por meio de moldes prontos. Hoje, ela tem na empresa três costureiras que foram treinadas pessoalmente por ela e que ela acompanha de perto o passo a passo. Barbara ainda faz questão de deixar claro seu propósito de oferecer conhecimento, condições dignas de trabalho e capacitação para toda sua equipe, formada exclusivamente por mulheres.
Isso é uma forma de levar adiante os ensinamentos que ela teve de seu mentor e maior inspiração, Antônio de Jesus Malveira, alfaiate com 74 anos de profissão. “Ele é minha referência principalmente no que diz respeito à personalidade porque não há nada se tratando de modelagem e costura que ele não consiga fazer. Ele tem a característica admirável de investigar até descobrir. Também me ensinou a defender meu trabalho com unhas e dentes e a não desistir nunca”, descreve ela. Com alta demanda para os próximos 5 meses, o ateliê trabalha com tecidos 100% naturais e tem experiência em diversos tipos de estilo de produção, sendo o espanhol, português, alemão, inglês e russo.
Telefone: 11 3889-0970
Whatsapp: 11 937458599
Instagram: @santiagoalfaiataria
MATEUS CARDOSO
Caindo de paraquedas na moda depois de anos almejando uma carreira de piloto, o designer Mateus Cardoso hoje é um dos nomes que despontam no mercado nacional por oferecer uma alfaiataria contemporânea inspirada pelo streetwear. Formado pela faculdade Santa Marcelina desde 2019, desde o segundo ano da graduação ele buscou seguir o caminho da alfaiataria para ampliar o conhecimento sobre costura. Sua marca que existe desde o início da pandemia surgiu sem pretensões, mas hoje ganhou mais visibilidade após celebridades vestirem em suas apresentações e eventos, como Jão, Duda Beat e Pabllo Vittar.
Suas peças podem ser adquiridas por encomenda, a partir de uma coleção base. Já o sob medida tem sido bastante demandado por artistas para ocasiões como shows e ensaios de moda. “É bem mais desafiador o trabalho com artistas porque normalmente as demandas são para roupas de palco, que precisam de mais criatividade. Eu gosto desse mix pois eu consigo trabalhar e me desafiar com algo mais simples ou mais elaborado”, comenta o designer. Ainda esse ano, Mateus pretende lançar um novo drop de peças inéditas sob medida.
Instagram: @__mateuscardoso__
Site: https://mateuscardoso.com.br/