Novo CEO da Nike entrou em campo: o que esperar?
Anunciado em setembro, Elliott Hill substitui John Donahoe em momento de declínio e números preocupantes.
Novo CEO da Nike entrou em campo: o que esperar?
Anunciado em setembro, Elliott Hill substitui John Donahoe em momento de declínio e números preocupantes.
Depois de uma década de ações nas alturas e lançamentos gloriosos de modelos como Dunk e o Air Jordan 1, a Nike viu o jogo virar nos últimos anos – e não foi para melhor: queda nas ações, demissões em massa e a criação de modelos mais tentadores pelas mãos de suas concorrentes colocaram o então CEO John Donahoe numa berlinda, fazendo ele se aposentar e trazer um novo capitão para o time, alguém que viesse de baixo e conhecesse a marca como ninguém. O nome escolhido? Elliott Hill, que começou na marca em 1988 como estagiário e, ao longo de mais de três décadas, ocupou diversos cargos até se tornar presidente de consumo e mercado.
Desde que anunciado, seu Linkedin foi acessado e divulgado por páginas de coaches falando sobre a dedicação ao trabalho, muito impressionados com o case de sucesso de um estagiário que chegou ao cargo mais alto de uma companhia. Mas a romantização acaba quando o desafio à frente se mostra grandioso.
O novo CEO enfrenta obstáculos significativos, que vão além da dependência excessiva de vendas e falta de inovação dos designs. É também entender como reconquistar a fatia de consumidores e de apreço que a marca perdeu nos últimos anos.
Entre suas estratégias, Hill planeja focar no atendimento a atletas e consumidores, além de celebrar a paixão pelo esporte, que faz parte do core original da Nike. Ele também pretende diminuir a produção dos tênis retrô e aumentar a receita a partir do estoque atual. Além disso, Hill aposta na tecnologia, com destaque para o uso de inteligência artificial e o fortalecimento da equipe de TI.
Com seu estilo de liderança colaborativo, Hill espera construir esse novo futuro da Nike lado a lado com os funcionários, sem apontar erros na gestão passada e gerar um sentimento de confiança ao enfrentar o grande desafio que vem por aí. Vamos ficar atentos aos próximos capítulos.
- FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum →
- Salehe Bembury, o designer de calçados que mescla futurismo, streetwear e high fashion →
- Os uniformes do Brasil nas Olimpíadas ao longo dos últimos 20 anos →
- Exclusiva FFW: a única entrevista de Virgil Abloh a um veículo brasileiro →
- Como é o dia a dia de Anna Wintour? →
- Shein e Zara estão entre as marcas favoritas da Gen Z, diz relatório →
- Grupos de corrida: A nova febre que vai além do esporte →
- Como a On se tornou a marca esportiva que mais cresce →