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    Organização italiana anuncia plano para recolocar o país na liderança da moda mundial
    Backstage do desfile de Emilio Pucci na semana de moda de Milão Inverno 2016 ©Agência Fotosite
    Organização italiana anuncia plano para recolocar o país na liderança da moda mundial
    POR Augusto Mariotti
    Backstage do desfile de Emilio Pucci na semana de moda de Milão Inverno 2016 ©Agência Fotosite

    Backstage do desfile de Emilio Pucci na semana de moda de Milão Inverno 2016 ©Agência Fotosite

    De uns anos para cá, a semana de moda de Milão vem perdendo pouco a pouco seu antigo prestígio, ficando cada vez mais espremida entre o frescor de Londres e a força do design parisiense no calendário fashion internacional. Para tentar reverter esse quadro, Carlo Capasa, novo presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana, reuniu imprensa e convidados nessa terça-feira (12.05) e apresentou seu plano de mudanças.

    + Veja os principais desfiles da semana de moda de Milão Inverno 2016

    O projeto envolve cinco diferentes áreas, que vão desde a parceria com o governo italiano para o incentivo de novos talentos até a criação de eventos especiais. Entre as ações mais interessantes previstas está o “trem fashion”, que facilitará o trânsito entre a Pitti Uomo, realizada em Florença, e a semana de moda masculina de Milão em junho. Além disso, também em junho serão promovidas rotas de turismo especiais para a visitação da Expo Milano 2015 e os museus da Prada e da Armani.

    Fora essas ações de marketing, chamaram atenção os planos de investimento da Camera nas “relações internacionais”, que vão além da (sempre polêmica) organização das datas do calendário em direção à criação de uma política conjunta de combate à falsificação, de um “think-tank de sustentabilidade” e do objetivo de “se tornar o ponto de referência e contato para governos e países emergentes em relação aos seus projetos ligados à moda”.

    Todas as metas são válidas, mas, se serão realmente alcançadas, isso já é outra questão. No entanto, apenas o fato de tais propostas estarem sendo discutidas é um sinal do esforço feito no sentido de colocar a Itália no centro da moda mundial novamente – e isso, por si só, já é extremamente positivo. O presidente Capasa deu o prazo de 12 meses para colocar todas essas metas em andamento. Vamos acompanhar.

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