FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Lea T fala sobre preconceito e movimento gender-bender na moda
    Lea T fala sobre preconceito e movimento gender-bender na moda
    POR Redação
    Lea T no backstage do desfile da Têca por Helô Rocha  Paulo Reis/ Agência Fotosite

    Lea T no backstage do desfile da Têca por Helô Rocha ©Paulo Reis/Agência Fotosite

    Foi como uma paixão à primeira vista. Quando Lea T conheceu as coleções da Têca e, depois, a própria Helô Rocha, surgiu quase instantaneamente uma forte relação. “A Helô é uma menina nova e do bem”, disse a top no backstage, instantes antes de subir na passarela nessa quinta-feira (16.04), penúltimo dia de SPFW. “Ela está começando, não que tenha pouco tempo de carreira, mas no sentido de que ela possui um longo caminho pela frente, e tem muito talento. Estou feliz de desfilar nesta temporada porque vou usar roupas que gosto e usaria com o maior prazer fora daqui.”

    + Veja o desfile de Verão 2016 da Têca por Helô Rocha no SPFW

    + “Tudo que eu faço é pra passar uma mensagem”, diz Lea T ao FFW

    Aproveitando a presença de Lea no SPFW, o FFW bateu um papo rápido com ela sobre o movimento gender-bender na moda, preconceito e o longo caminho que ainda precisamos percorrer para uma sociedade mais justa. Acompanhe abaixo.

    Você foi um dos ícones que marcaram o início do movimento gender-bender recente na moda. Como você enxerga isso?

    Eu não gosto de me ver como um ícone, mas sei que realmente na moda fui talvez a primeira a falar abertamente sobre sexualidade com a mídia. Mas acredito que a história ganhou uma repercussão maior comigo porque meu pai também é famoso no Brasil.

    E de lá pra cá você percebe que as coisas estão evoluindo, ou seja, o preconceito tem diminuído ou não?

    Acho que a gente tem que pensar positivo, que as coisas estão mudando. Nós esperamos muito que elas mudem, porque no Brasil a homofobia e a transfobia ainda são muito fortes, muito mais fortes que em outros países, você sente isso. A gente escuta tantas histórias bárbaras, que acabamos ficando receosas até de andar na rua. Qualquer pessoa pode perceber isso, afinal a violência no Brasil é mais alta do que em países em situação de guerra. Mas eu torço para que as coisas melhorem, e acho que na moda elas evoluíram bastante já.

    Recentemente a Selfridges lançou o Agender, um projeto que acabou com as divisões entre as seções masculina e feminina da loja justamente para romper com o estereótipo existente entre homem e mulher. O que você acha disso?

    Eu acho incrível. É um conceito sobre o qual já conversei muito com a minha terapeuta, que é especialista nesse assunto, e quem me deu a autorização para fazer a cirurgia [de mudança de sexo]. Ela fala que, no futuro, com a evolução humana, não vai mais existir a divisão categórica entre homem e mulher. Porém isso ainda é um estudo especializado e muito avançado para o senso comum. Ainda é muito difícil passar hoje em dia essa mensagem, porque antes de compreendê-la as pessoas vão ter que aceitar muitas outras coisas.

    Mas ao chegar no varejo, por meio de uma loja importante como a Selfridges, isso já sinaliza que as coisas estão caminhando, não?

    Claro. Com qualquer pessoa que você converse e que tenha a cabeça mais aberta, isso faz todo o sentido, existe uma lógica. Mas ainda é muito difícil, porque as pessoas no Brasil ainda têm que aprender a aceitar, por exemplo, o negro. Somos um país com discriminações muito profundas. Eu escuto piadas de pobre o tempo inteiro, que passam a mensagem de que ser pobre é uma vergonha. Mas os outros lugares também têm seus problemas – a Europa com a xenofobia, por exemplo. Há um longo caminho pela frente para todos nós.

    Lea T no encerramento do desfile da Têca por Helô Rocha ©Agência Fotosite

    Lea T no encerramento do desfile da Têca por Helô Rocha ©Agência Fotosite

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Beyoncé abre inscrições de bolsas de R$25 mil para empreendedores negros e indígenas do Brasil
    O livro é o mais novo acessório da moda. E também o mais cool
    Fresh Prince da Bahia e a revolução cultural da Batekoo
    Maturidade x Plasticidade: Supermodelos, retoques e a ilusão da juventude na moda
    Por que estamos nostálgicos do que vivemos há tão pouco tempo?
    Quiet Luxury: Por que todos querem se vestir como os bilionários?
    Stylists e influencers: até que ponto vai a personalidade quando se terceiriza um estilo pessoal?
    FFW