FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mestre da fotografia ”sem esforço”, Peter Lindbergh faleceu hoje aos 74 anos

    Com mais de quarenta anos de carreira, Peter Lindbergh, que foi um dos responsáveis pela criação e consolidação do fenômeno das supermodels nos anos 90, faleceu nesta quarta (04.09) aos 74 anos, segundo nota divulgada pela família.

    + Ícones da Fotografia: um texto sobre Peter Lindbergh

    + Entrevista com Peter Lindbergh

    Seus retratos de Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista, Tatjana Patitz e Christy Turlington e de estrelas do cinema, todos em preto e branco, permanecerão na história da moda e da fotografia.

    Seu retratos e fotos granuladas, realistas e de atmosfera única, geralmente em preto e branco e com pouca ou nenhuma maquiagem, tornaram-se uma assinatura. O que, por si só, sempre foi uma qualidade crucial de seu trabalho. Em 2009, ele fotografou super modelos e estrelas do cinema como Monica Bellucci, Eva Herzigova e Sophie Marceau, sem nenhum retoque para uma matéria da Elle francesa.

    Peter e as supermodels / Reprodução

    Peter e as supermodels / Reprodução

    Ele fazia críticas à obsessão que a moda e a propaganda sempre tiveram com photoshop e finalização, falando que retoque nas fotos era para os “losers”. “Quando alguém tem a coragem de ser ela mesma, é algo lindo. O photoshop pode criar imagens irreais e reduzir uma pessoa a nada”, disse certa vez à The Cut. Ele também falou que, gostando ou não, os fotógrafos tinham responsabilidade em relação a essa questão.

    Nascido em 1944 em Leszno, Polônia, Lindbergh colaborou com muitas revistas de moda, participou de um grande número de campanhas, publicou livros e foi motivo de exposições, tornando suas imagens icônicas para o mundo da moda.

    Veja acima uma galeria com algumas das imagens mais lendárias de Peter Lindbergh na moda.

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW