FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Visitas guiadas, bate-papos, workshops e lançamentos: os destaques e a programação completa da SP-Arte/Foto 17
    Uma das fotos da SP-Arte/Foto 17, de Daniel Jablonski ©Cortesia SP-Arte/Foto
    Visitas guiadas, bate-papos, workshops e lançamentos: os destaques e a programação completa da SP-Arte/Foto 17
    POR Redação

    Uma boa dica para quem estiver em São Paulo neste fim de semana é a 11ª edição da SP-Arte/Foto, que acontece de 24 a 27 de agosto no shopping JK Iguatemi. Por lá, estarão presentes as principais galerias de fotografia do país apresentando as obras de alguns dos mais importantes artistas brasileiros e internacionais da cena atual, contando ainda com uma programação que inclui palestras, talks, lançamentos de livros e, pela primeira vez, visitas guiadas. A ideia é compartilhar e celebrar o panorama da fotografia contemporânea, tema da feira deste ano, com aqueles que se interessam pelo assunto.

    Além das visitas guiadas, a novidade é que, desde semana passada, está havendo uma programação paralela espalhada pela cidade, já que a feira firmou parceria com galerias, instituições culturais e ateliês a fim de movimentar ainda mais o universo em torno da fotografia. A Mario Cohen Galeria, por exemplo, oferece hoje, às 19h, uma visita guiada na mostra que o FFW adiantou, Norman Parkinson – O verdadeiro glamour britânico, apresentando o acervo de um dos principais fotógrafos de moda do século 20. Já outras galerias e centros culturais aproveitaram a ocasião do evento para inaugurar suas exposições de fotografia.

    Aos jovens fotógrafos que estão iniciando carreira, vale ficar de olho nos workshops promovidos pelo Estúdio Madalena, na Vila Madalena, dentre os quais está o Bússola Fotográfica: Protocolo para Plataformas Internacionais de Leitura de Portfólio, que busca orientar fotógrafos interessados em apresentar um bom portfólio para participar de festivais, além de um bate-papo com Simon Baker, curador de fotografia da Tate, de Londres.

    Betina Samaia

    Betina Samaia

    Veja os destaques e detalhes da programação:

    Visitas Guiadas

    Gratuitas, o evento oferece visitas guiadas com os temas Fotografia Moderna, Contemporânea, Documental e Fotojornalismo, Fotografia Expandida e a Cidade e Arquitetura na Fotografia. Os seis circuitos se alternarão em nove visitas diárias, com partidas a cada 30 minutos, sempre das 14h30 às 18h30. Para participar, os interessados deverão se inscrever no balcão de visitas guiadas (2º piso da feira). No dia 26.08, às 11h, acontece ainda a visita guiada por Julio Bittencourt em sua mostra individual Plethora, na Galeria Lume.

    Talks

    Os talks acontecem das 16h30 às 18h30. Na quinta-feira (24.08), Fernanda Feitosa, colecionadora, fundadora e diretora da SP-Arte/Foto, conversa com Artur Walther, colecionador e fundador do The Walther Collection, museu dedicado à promoção da fotografia, com unidades em Neu-Ulm, na Alemanha, e em Nova York. A perspectiva antropológica da fotografia e a motivação em tornar pública uma coleção particular são alguns dos pontos que serão abordados durante a conversa.

    No mesmo dia, a jornalista e crítica de fotografia Simonetta Persichetti conversa sobre os desafios da cena contemporânea com Michael Famighetti, editor da Aperture, revista americana especializada em foto fundada em 1952.

    Na sexta (25.08), Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake, guia um bate-papo com Simon Baker, curador de fotografia da Tate, de Londres. Chefe do departamento de fotografia do museu desde 2009, quando foi fundado, Baker é também responsável pela estratégia de expansão do acervo de fotografia da instituição. Na feira, comenta o seu papel enquanto curador de um dos centros de arte mais importantes no mundo e reflete sobre a função dos museus na atualidade.

    As inscrições são gratuitas e os interessados devem chegar com 30 minutos de antecedência para retirada de senha. As vagas são limitadas e haverá tradução simultânea do inglês para o português.

    Rochelle Costi

    Rochelle Costi

    Lançamentos

    Os lançamentos e as sessões de autógrafos se dividem entre os dias 25 e 26.08 no espaço da feira, no shopping JK Iguatemi, e na Editora Madalena.

    Entre os destaques, estão os ensaios Linha Vermelha, de Inês Bonduki, fotógrafa que articula dois ensaios fotográficos de realidades aparentemente distantes, destacando a proximidade dos corpos neste trabalho; Serra da Ermida 357, de Daniela de Moraes, que aborda questões sobre vida e morte, tragicidade e afetividade, em um projeto que se desdobra numa trilogia formatada em livro; e Marrocos, registro documental de uma das maiores ocupações sem-teto de São Paulo, realizado pelos fotógrafos Gabi Di Bella e Gui Christ, do coletivo Gringo, ao longo de 2016. Estão também previstos os títulos Missão Francesa, de André Penteado; Farsa Truque Ilusões, de Joaquim Paiva; e Ilha do Ferro, de Celso Brandão.

    Paralelamente, a Galeria Luciana Brito lança Sobras, de Geraldo de Barros, que traz um tributo histórico à trajetória do artista e, ainda, um registro de sua última série fotográfica (dia 25.08, às 11h, na própria galeria). No JK, no estande da Dan Galeria, o fotógrafo Christian Cravo autografa seu livro recém-lançado, Luz e Sombra, que retrata uma África monumental, resultado de uma imersão do artista por sete países africanos ao longo dos últimos anos (dia 26.08, às 18h).

    Pela cidade

    Escambo de fotolivros + Livrotecagem

    Nesta terça (22.08), a galeria Vermelho promove uma atividade realizada pela SP-Arte, que combinará o escambo de livros de fotografias e uma livrotecagem, projeto idealizado e organizado por Denise Gadelha, que ganha forma em uma projeção de vídeo concebida a partir de uma espécie de mixtape de fotolivros e músicas previamente selecionados por fotógrafos, artistas e entusiastas da fotografia. Quanto ao escambo, basta levar um fotolivro para passar adiante e trocar por uma das opções disponíveis no local. A publicação deve ser necessariamente ligada à fotografia e estar em bom estado. Cada livro levado dará direito a uma unidade na troca. A SP-Arte vai disponibilizar alguns fotolivros, e os que restarem na mesa do escambo serão doados à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

    Aberturas

    As exposições que entraram em cartaz nos dias que antecederam a feira:

    Poder e Sufocamento, parte da coleção da Fundação Marcos Amaro, no Museu da Imagem e do Som;

    Breu, do fotógrafo japonês radicado na Bahia Hirosuke Kitamura, na DOC Galeria;

    Campos de Altitude, de Kitty Paranaguá, na Janaina Torres Galeria (hoje, às 19h);

    Plethora, de Julio Bittencourt, na Galeria Lume (hoje, às 19h).

    Circuito de Ateliês

    Nino Cais, Marcelo Amorim, Carla Chaim, Julia Kater, Ding Musa e Ivan Padovani abrem seus ateliês para o público em um circuito que integra quatro espaços artísticos. No sábado (26.08), os artistas recebem entusiastas da arte em seus postos de criação, todos na Vila Madalena, o que inclusive possibilita um agradável passeio a pé. Os artistas se dividem entre os ateliês coletivos Fonte, SAO, Fidalga e Hermes, cujas portas estarão abertas das 17h às 21h.

    Estúdio Madalena

    Na quinta-feira (24.08), uma conversa com Simon Baker, curador de fotografia da Tate. Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo e-mail contato@madalenacei.com.br.

    Na sexta (25.08), o workshop Bússola Fotográfica: Protocolo para Plataformas Internacionais de Leitura de Portfólio, voltado para fotógrafos com interesse em entender a fundo o mundo de leitura de portfólio dos festivais, será ministrado por Carlos Carvalho, coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, contando ainda com apresentação de Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, e participação de Eugênio Sávio, do Festival de Fotografia de Tiradentes, e Iatã Cannabrava, do Estúdio Madalena. As inscrições (R$ 250) devem ser feitas aqui até dia 24.08.

    Serviço

    SP-Arte/Foto 2017
    Quando: 24.08 (quinta-feira) a 27.08 (domingo)
    Onde:
    Shopping JK Iguatemi (3º piso) – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041- Vila Olímpia, SP
    Horários: Quinta a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 14h às 20h
    Mais informações: sp-arte.com/foto

    Não deixe de ver
    Fernando Mendes lança livro fotográfico ‘‘Alguma Coisa Sobre Nós’’
    Para ficar de olho: o fotógrafo e diretor londrino Gabriel Moses
    Rocksport x Hick Duarte
    FFW SHOOTING: ROGAI POR NÓS
    Fotógrafa documenta as casas de bronzeamento em novo livro
    Shooting: Sinestesia
    FFW Shooting: HELOÁ
    FFW Shooting: Axé
    Shooting AFROTERRESTRE
    FFW