FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Não pode desanimar”, dizem personalidades sobre luta contra câncer de mama
    “Não pode desanimar”, dizem personalidades sobre luta contra câncer de mama
    POR Augusto Mariotti

    Joyce Pascowitch, jornalista e editora, que está na campanha Mulheres de Peito ©Reprodução

    Na semana passada nós publicamos o relato emocionante de Costanza Pascolato sobre sua experiência com o câncer de mama. O vídeo, exibido pela primeira vez no SPFW, faz parte da campanha Mulheres de Peito, implantada este ano pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que facilita o exame de mamografia e agiliza o diagnóstico precoce do câncer de mama. Basta ligar no 0800 779-0000 para qualquer informação necessária.

    Além de Costanza, outras mulheres inspiradoras e influentes em suas comunidades também contaram, com transparência e honestidade, sobre sua luta – e vitória – contra a doença. Fé, instinto de sobrevivência, ânimo, força. Essas palavras fazem parte de seus depoimentos, além de prevenção, a principal chave para uma vida saudável.

    O FFW tem o prazer de compartilhar as experiências de Joyce Pascowitch, Elba Ramalho, Antonia Frering e Joana Fomm:

    Joyce Pascowitch

    Jornalista

    “Enquanto estava no tratamento de câncer de mama, eu nem questionava o porquê. Acredito que seja instinto de sobrevivência. Para quem está nessa luta, posso dizer para não desanimar, porque tudo vai melhorar. A gente aprende mais sobre a vida, sobre o que importa, sobre as pessoas e os amigos, quem realmente vale a pena. Muita força e resiliência. Agora, para as mulheres em geral, espero que elas cuidem da saúde, não apenas indo ao médico e fazendo os exames – o que é fundamental para a prevenção – mas também acompanhando os resultados, questionando e participando ativamente de todo o processo.”

     

    Elba Ramalho

    Cantora

    “A prevenção, com exames de rotina, pode salvar a vida. O meu câncer, por exemplo, estava muito no início e o tumor media milímetros. Logo que diagnosticado, agilizei a cirurgia e o tratamento. Valeu o diagnóstico precoce, a serenidade como encarei a doença e o processo seguinte. Cada pessoa reage de forma bem pessoal. A fé, no período do meu tratamento, foi fundamental para me manter calma e encarar a doença. Minha sugestão é que se observe sempre, fique atenta a qualquer mudança em seu organismo. Que viva, principalmente, feliz, e confie no poder da fé. Não tenha medo de enfrentar a doença, nem medo de morrer. Não pense nisso, apenas viva!”.

     

    Antônia Frering

    Atriz

    “O diagnóstico precoce é essencial. Quanto mais cedo descobrir, mais cedo será a cura. Por isso, recomendo sempre a mamografia. A minha mensagem às mulheres em tratamento é simples: confia, entrega, aceita e agradece.”

     

    Joana Fomm

    Atriz

    O que me fazia lutar todos os dias era a vontade de viver e de trabalhar mais. Não queria ir embora. Os exames preventivos são essenciais. Se eles estivessem em dia, eu não teria tido câncer. A minha mensagem para aquelas que estão em tratamento é não desistir. Vale a pena viver.

     

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW