Paulo Borges em palestra no DAY1 ©Reprodução
Paulo Borges, CEO da Luminosidade e idealizador do SPFW, palestrou nesta terça-feira (19.11) durante o DAY1, evento organizado pela Endeavor em que empreendedores de distintos segmentos contam suas histórias de sucesso. Desde a infância em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, até as fundações do Phytoervas Fashion e, logo depois, do Morumbi Fashion, ele compartilhou, em detalhes, os passos que o levaram até onde de encontra atualmente.
Inicialmente, Paulo contou sobre como “passava os domingos assistindo a casamentos” que, em sua cabeça, lembravam desfiles, afinal “tem plateia, música, luz” e até modelo, considerando que as noivas, em geral, caminham em direção ao altar. Logo em seguida, ele falou sobre a experiência de ter sido assistente da editora Regina Guerreiro e sobre como percebeu que, na verdade, queria produzir desfiles, ainda raros no Brasil. O Phytoervas Fashion surgiu daí, com o auxílio da empresária Cristiana Arcangeli.
Já o Morumbi Fashion, evento que antecedeu o SPFW, veio a partir da parceria com o shopping Morumbi. Sobre esse período, Paulo relatou as dificuldades de trabalhar com moda no país, inclusive citando a descrença da imprensa no setor, que hoje representa parte importante da economia nacional, sendo a indústria têxtil a terceira que mais movimenta dinheiro no Brasil.
A Lei Rouanet, claro, foi citada por Paulo algumas vezes, já que o debate sobre se a moda é cultura continua vivo – e rendendo polêmicas – no Brasil. Após comentar a transformação do Morumbi Fashion em SPFW e seu subsequente crescimento, ele expôs o quão valoroso foi unir o calendário. Por fim, Paulo exaltou a importância das pessoas: “O que me trouxe para a moda não foram as roupas, mas as pessoas. Tenho um enorme interesse pelo ser humano e a capacidade que temos de pensar, criar e resolver”.