Adidas tira do ar campanha com Bela Hadid após protestos nas redes
Campanha do tênis SL 72OG foi arquivada após polêmica
Adidas tira do ar campanha com Bela Hadid após protestos nas redes
Campanha do tênis SL 72OG foi arquivada após polêmica
A adidas se viu no centro de uma controvérsia após lançar uma campanha publicitária para o relançamento do tênis retrô SL 72OG inspirado nas Olimpíadas de Munique de 1972, evento marcado pela tragédia em que terroristas palestinos assassinaram 11 membros da equipe olímpica de Israel.
A escolha de Bella Hadid, filha de palestinos e conhecida por se posicionar publicamente sobre o conflito entre Israel e Palestina, para ser a garota propaganda da campanha global gerou indignação nas redes sociais.
Inúmeras postagens de membros da comunidade judaica pediram que a marca das três listras retirasse a campanha do ar. Em resposta à pressão, a adidas decidiu suspender a campanha e emitiu um comunicado oficial.
“Estamos cientes de que conexões foram feitas com eventos históricos trágicos – embora sejam completamente não intencionais – e pedimos desculpas por qualquer aborrecimento ou sofrimento causado. Como resultado, estamos revisando o restante da campanha”, afirmou um porta-voz da empresa.
Ainda segundo a marca alemã, a retirada da campanha foi uma medida tomada para respeitar as sensibilidades históricas e culturais associadas ao trágico evento das Olimpíadas de Munique, garantindo que futuras campanhas sejam mais conscientes e sensíveis a contextos históricos delicados. Já Bella disse que não tem medo de perder trabalhos e afirmou que continuará se posicionando publicamente.