Projeto Estufa
Este ano começa o novo projeto idealizado pelo Instituto Nacional de Moda e Design (INMOD) em parceria com SPFW e C&A. Trata-se de uma plataforma criada para revelar novas formas de criar, distribuir e produzir, além de provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos. O Projeto Estufa acontece na próxima edição do SPFW com a apresentação de inciativas e marcas que estão inovando dentro dos pilares do projeto. Os lançamentos ocuparão o Espaço Estufa no SPFW, onde também acontecerão encontros e seminários que vão fomentar a discussão e gerar novas conexões.
Bom momento para jovens designers
Uma cena nova está fortalecendo a moda brasileira com o surgimento de novos designers e marcas que, à sua maneira e com a ajuda da comunicação e venda online, estão conseguindo manter-se no mercado e chamar atenção com um trabalho bem editado e focado em seu público. Elas têm e-commerce próprio ou podem ser encontradas em diversas multimarcas, como Cartel 011, Pair, Choix, Frei Kalioubi (Rio) e Pandorga (Porto Alegre), entre outras, que começam a aparecer em diversos estados, ajudando a solidificar o espaço para designers novos e autorais. À La Garçonne, Cotton Project, EGrey, Handred, Beira, Ratier, Haight, Muggia e Dani Cury estão entre as grifes que integram uma geração que sabe o que quer e como chegar lá.
+ Frey Kalioubi é celeiro de novos designers no Rio
Raf Simons na Calvin Klein
A semana de moda de Nova York, que acontece em fevereiro, tem a estreia mais quente do ano: é quando Raf Simons apresenta seu primeiro desfile para a Calvin Klein, parte de uma nova estratégia da empresa. Pela primeira vez, a marca reunirá feminino e masculino em sua apresentação, que acontece dia 10 – ótima notícia para os meninos, já que Raf é um dos estilistas mais cobiçados pelo público masculino que gosta de moda (ele desfila com sua marca homônima pela primeira vez em NY, durante a semana do menswear).
Mudanças no calendário de moda
2017 será um ano importante para o mercado, quando as semanas de moda passam a aderir de uma forma mais geral ao sistema do see now buy now. No Brasil, o SPFW passou por uma estação de transição em novembro para marcas começarem a fazer as adaptações necessárias, e inicia o novo formato já na próxima temporada, o SPFW 43. Os eventos não têm mais uma estação definida em seu nome, como verão ou inverno, enfatizando o período de mudanças pelo qual passa a moda no mundo.
Feminino e masculino cada vez mais próximos
Muitas marcas irão juntar feminino e masculino em um único desfile. O que, por um lado deve enfraquecer as semanas de moda masculinas, mostra também uma necessidade global de otimizar custo, tempo e esforço. Calvin Klein, Gucci, Burberry e Bottega Veneta estão entre as que passam a desfilar as duas linhas juntas.
Novos caminhos para Vogue Italia
O ano de 2016 terminou com a notícia triste da morte de Franca Sozzani, diretora da Vogue italiana. Amante da arte e da fotografia, a publicação sob sua direção tornou-se uma das mais belas, trocando tendências e serviços por editoriais tão lindos quanto críticos e irônicos. Como ela mesma disse, “traduzindo os acontecimentos do mundo através de imagens”. Vamos ver que rumo a revista vai tomar a partir de agora.
Jackie, o filme
Jackie Kennedy até hoje é lembrada como um ícone de estilo. Assim, a estreia do filme Jackie é uma das mais aguardadas do ano pelos fãs de moda. O papel principal é de Natalie Portman, que fez uma leitura de Kennedy justamente pelas roupas que usava, seu senso de estilo e comportamento. Para compor o guarda-roupa da primeira dama, a figurinista Madeleine Fontaine recriou algumas das peças mais famosas usadas por ela, como a roupa rosa usada no dia do assassinato de John F. Kennedy, o tailleur preto do funeral e o look vermelho da entrevista na Casa Branca. Para isso, ela contou com a ajuda de algumas marcas, como Chanel e Piaget, que emprestou um relógio que pertenceu a Jackie e joias de sua coleção atual que remete ao período. O filme estreou no Festival de Veneza em setembro e entra em cartaz nos EUA e na Europa em janeiro. No Brasil, chega no dia 9 de fevereiro.
Balenciaga: Shaping Fashion, a exposição
Uma das principais exposições de moda do ano acontece no V&A, em Londres, que abre uma mostra retrospectiva dedicada ao espanhol Cristobal Balenciaga. O evento marca o aniversário de 100 anos de abertura de sua marca e dos 80 anos da abertura de sua primeira loja em Paris. A expo abre em maio. Quem já visitou alguma mostra no V&A sabe que deve ser um passeio e tanto.
Homenagem ao estilo de Diana
Outro ícone de moda também ganha homenagem. 2017 marca o vigésimo aniversário de morte da princesa Diana e para marcar a data, o Kensington Palace, onde ela morou por 15 anos, faz uma exposição focada no seu estilo. Diana: The Fashion Story, mostra alguns de seus looks mais famosos, de vestidos de noite a roupas do dia-a-dia. Veja mais informações sobre a mostra.
Novas temporadas de…
Para os viciados em séries, tem novas temporadas de Stranger Things (segunda temporada, em junho), The Crown (segunda temporada no segundo semestre) e Game of Thrones (penúltima temporada, em junho).
Girl Talk
Neste ano vamos ouvir falar ainda mais de Adwoa Aboah, a jovem que tem aberto espaço para que meninas possam falar abertamente sobre o que significa ser mulher hoje. Sua campanha Gurls Talk é baseada na liberdade de expressão para falar sobre problemas e dificuldades e também incentivar a união entre mulheres. Se 2016 foi um ano em que esse assunto esteve muito presente, 2017 deve intensificar a conversa com iniciativas como a de Adwoa.