O jornal “The New York Times” (NYT) estreia no dia 3 de abril um caderno voltado à moda e o lifestyle masculino. Na primeira sexta-feira de cada mês, serão publicadas de 12 a 14 páginas dedicadas ao público masculino, sob o nome de “Men’s Style”. Atualmente, a cobertura de moda do jornal inclui os cadernos “Thursday Styles”, “Sunday Styles” e “T Magazine”.
O editor de estilo, Stuart Emmrich, será o responsável. Também está nas mãos dele a contratação de um editor de moda masculina, além de coordenar os repórteres de moda que já trabalham para o jornal, como Guy Trebay, Matthew Schneier e John Koblin.
Segundo o WWD, Emmrich disse que a ideia surgiu de uma conversa com o editor executivo Dean Baquet, que sugeriu publicar mais cobertura de moda masculina no papel. “Nos últimos seis meses, fizemos muito mais textos sobre moda masculina. A impressão que as pessoas de fora do jornal têm é que o ‘Styles’ é um caderno de moda feminina, mas [o público] é dividido ao meio.” O jornal cobriu os desfiles da London Collections: Men e os eventos da Pitti Uomo, em Florença. Emmrich ainda disse que gostaria de enviar alguém para a BaselWorld para cobrir o mercado de relógios, o que seria inédito para o “NYT”. O caderno terá uma coluna dedicada exclusivamente a relógios.
O mercado de moda masculina passa por um momento de crescimento. A London Collections: Men, que abre o calendário, tem ganhado importância e foi palco do primeiro desfile masculino da Coach. A Pitti Uomo registrou um recorde na participação de expositores estrangeiros. E, em meio a tudo isso, o Council of Fashion Designers of America (CFDA) está sondando estilistas e deve anunciar para julho uma semana de moda masculina em Nova York.